Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 10 de Janeiro de 2023 @ 07:46

Panorama: Com o rádio em alta, Jovem Pan FM e Band FM seguem com os maiores volumes de audiência em São Paulo. Alpha FM avança

São Paulo - Gazeta FM, Metropolitana, Antena 1, 105, Kiss FM, Rádio Mix FM e BandNews FM também colaboram com a alta do FM

Publicidade

A primeira pesquisa divulgada em 2023 sobre o consumo de rádio na Grande São Paulo trouxe notícias positivas para o meio. Os dados da Kantar IBOPE Media mostram um rádio que avançou na média de audiência, em alcance e também no total de ouvintes únicos em 30 dias. Em relação a posições no ranking FM, foram observadas poucas mudanças nos principais períodos da medição. Os dados são relativos ao último trimestre de 2022 (outubro a dezembro/05h-00h-FM+WEB/todos os dias e locais). Acompanhe:

Sem mudanças no top 5

Considerando a 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) apareceu pela terceira vez consecutiva como o maior volume de audiência da Grande São Paulo e também o maior alcance do meio, estando acima da marca de 3.2 milhões de ouvintes em 30 dias. Em relação à média da pesquisa anterior, a 100.9 FM viu uma relativa estabilidade em seus números, avançando em filtros de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB). Já no alcance, a Jovem Pan FM ampliou novamente a sua marca.

Também é destaque o desempenho da Band FM 96.1 (popular/hits) nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a emissora segue com um valor que costumeiramente a posicionava como o maior volume de audiência nesse filtro em São Paulo e avançou em alcance, encostada na marca de 3 milhões de ouvintes únicos em 30 dias nesse filtro. Em períodos só com FM, no 05h-00h (todos os dias), a 96.1 FM aparece com a maior média do meio.

A Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) foi dona da maior variação positiva de audiência entre a pesquisa anterior e a atual, considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Com isso, a emissora ficou um pouco mais isolada em sua colocação no top 3, condição esta que também é sustentada em períodos como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). A Alpha FM também avançou em alcance, acima da marca de 2.2 milhões de ouvintes em 30 dias.

Na sequência, próxima do top 3, a Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica) apareceu praticamente sem alterações em sua média em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de um alcance que supera a marca de 2.1 milhões em 30 dias. E a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) completa o top 5 de audiência, tendo uma elevação em seu alcance, hoje acima de 1.8 milhão em 30 dias.

Sequência de altas 

A Gazeta FM 88.1 (popular/hits) apresentou mais uma alta em sua média de audiência e agora passa a ficar posicionada na sexta colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida pela Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits, rádio que também cresceu em audiência, ganhou posição no ranking FM e continua no top 3 do alcance na Grande São Paulo, acima dos 2.2 milhões em 30 dias).

Outra emissora que subiu em audiência em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), rádio que segue próxima das emissoras Gazeta e Metropolitana e também avançou no total de ouvintes em 30 dias, acima de 1.7 milhão. A Antena 1 é seguida de perto pela 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa, rádio que tem o sexto maior alcance do mercado, acima de 2 milhões em 30 dias).

A sequência conta com mais quatro FMs em alta no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes), que completa o top 10 de audiência nesse filtro, avançou na média de ouvintes por minuto e alcance, também estando próxima do "bolo" iniciado pela Gazeta FM em períodos gerais. 

Kiss FM 92.5 (adulto/rock) e Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) aparecem a seguir, próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e ambas com alta em suas médias de audiência. No caso da Mix, a emissora evoluiu novamente em alcance (segue com o oitavo maior valor do meio, acima dos 2 milhões em 30 dias) e cravou a segunda maior alta de audiência do top 15 no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Quem também se destacou foi a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes). Após nova alta de audiência, a emissora ganhou mais uma posição em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e renovou a sua melhor marca em alcance, estando mais próxima de 1.5 milhão em 30 dias. Em audiência, a estação é seguida de perto pela Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional, estável na média de ouvintes por minuto, mas em alta em alcance).

Mais destaques

A Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) aparece na sequência no ranking FM em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e viu ampliar um pouco mais a distância que a separa da sequência do ranking FM. Em alcance, a 91.3 FM segue com o nono maior valor do rádio na Grande São Paulo, próxima da marca de 1.9 milhão em 30 dias.

Emissoras como Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) e Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) aparecem na sequência em audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), todas apresentando alta em alcance e estando acima da marca de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Jovem Pan FM segue avançando em alcance e está acima de 3.2 milhões em 30 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os locais)
- Alpha FM crava a maior alta de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) e segue no top 3 nesse quesito
- Metropolitana FM ganha posição em audiência e segue no top 3 de alcance
- Rádio Mix FM tem a segunda maior alta de audiência do top15 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- BandNews FM renova sua melhor marca em alcance

Panorama anterior:
> Panorama: Jovem Pan FM dispara de novo em São Paulo. Band FM, Alpha e Nativa FM também avançam

Total de ouvintes únicos

Todas as rádios citadas acima completam o grupo que conta com marcas superiores a 1 milhão de ouvintes em 30 dias na Grande São Paulo. O mercado segue com 18 estações nesta condição em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

A redação tudoradio.com irá destacar essa condição ao longo deste mês.

Antes…
> São Paulo fecha 2022 com 8 FMs acima da marca de 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Ponte Estaiada, em São Paulo / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.