Quarta-Feira, 11 de Janeiro de 2023 @ 14:57
São Paulo - Invasores alteraram nomes dos canais a partir da noite desta terça-feira (10)
Os canais digitais do Grupo Jovem Pan na plataforma YouTube foram invadidos na noite desta terça-feira (10). Por volta das 23h00 (horário de Brasília), as contas geridas pela emissora tiveram seus nomes alterados, sendo substituídos pelo da montadora automotiva norte-americana Tesla. A Jovem Pan emitiu um comunicado oficial na tarde desta quarta-feira (11), confirmando o ocorrido e informando os procedimentos adotados junto ao YouTube.
Segundo a nota do Grupo Jovem Pan, "ainda estão sendo apuradas pela equipe de tecnologia da companhia e pela equipe de segurança do YouTube as condições que levaram ao ataque e a extensão dos danos". A emissora ainda informou que " notificou a plataforma e adotou as medidas necessárias, entre elas a comunicação do ocorrido para as autoridades".
Em nota, a Jovem Pan diz lamentar que ela própria e outras emissoras brasileiras tenham sido alvo de criminosos, em invasões ocorridas nesses últimos meses. Na nota, o grupo afirma que essas iniciativas visam " desestabilizar a credibilidade de veículos de imprensa".
Além dos nomes alterados para Tesla (assim como os logotipos dos canais), também foram observadas as publicações de conteúdos que mostram palestras e apresentações de Elon Musk, empresário norte-americano que lidera a montadora.
Confira a nota na íntegra:
"Comunicado do Grupo Jovem Pan sobre invasão no YouTube
Ataque é investigado pela equipe de tecnologia da empresa de comunicação e pela equipe de segurança da plataforma de vídeos
O Grupo Jovem Pan sofreu uma invasão em seus canais no YouTube no final da noite da terça-feira, 10. Ainda estão sendo apuradas pela equipe de tecnologia da companhia e pela equipe de segurança do YouTube as condições que levaram ao ataque e a extensão dos danos. No instante em que a vulnerabilidade foi identificada, a emissora notificou a plataforma e adotou as medidas necessárias, entre elas a comunicação do ocorrido para as autoridades. Lamentamos que a Jovem Pan e outras emissoras em episódios recentes sejam alvos de criminosos que tentam desestabilizar a credibilidade de veículos de imprensa."
Registro que mostra o nome do canal da Jovem Pan alterado na noite desta terça-feira (10) / Reprodução YouTube
Mudanças na Jovem Pan
A Jovem Pan também tem sido notícia recente por mudanças em sua organização e também na equipe. Na segunda-feira (9), conforme apurado em primeira mão pelo tudoradio.com, o grupo anunciou a renúncia de Tutinha Carvalho do cargo de presidente da Jovem Pan, posto que passa a ser respondido por Roberto Araújo (até então CEO da empresa).
Também circula na imprensa em geral as saídas dos comentaristas Rodrigo Constantino, Zoe Martinez e Paulo Figueiredo e Marco Antônio Costa, nomes que estavam atuando em programas como 3 em 1, Os Pingos nos Is e Morning Show, informação antecipada pela Revista Oeste. A emissora não confirmou a saída dos comentaristas.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.