Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2023 @ 15:16

Anatel usa equipamento que monitora sinais de aparelho celular no resgate às vítimas das chuvas no litoral paulista

Brasília - É a primeira vez no Brasil que o rastreamento de sinais de radiofrequências é utilizado como instrumento de apoio às equipes de resgate

Publicidade

Profissionais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), autarquia ligada ao Ministério das Comunicações (MCom), estão utilizando um aparelho portátil que monitora sinais da telefonia celular no apoio ao resgate de vítimas da tragédia em decorrência das fortes chuvas ocorridas no litoral norte do Estado de São Paulo. É a primeira vez no Brasil que o rastreamento de sinais de radiofrequências é utilizado como instrumento de apoio às equipes de resgate para a localização de pessoas soterradas. 

Quando os aparelhos captam a localização dos sinais em determinado ponto, é possível que a busca seja focada por cães farejadores e escavação manual pelos integrantes das equipes de resgate. Tal medida é possível graças às características de funcionamento dos aparelhos celulares que, mesmo sem serviço disponível pelas prestadoras, emitem constantes sinais de radiofrequência, em busca de conexão com as estações transmissoras (torres).

“A Anatel com este equipamento tem um papel fundamental na busca por soterrados e no salvamento de vidas. É um exemplo de que sempre podemos fazer mais e de que, trabalhando em conjunto, podemos assegurar mais serviços para a população. A Telebras já disponibilizou antenas para fornecer internet, as operadoras estão empenhadas em melhorar o sinal na localidade e nosso objetivo é melhorar ainda mais”, ressaltou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.


Profissionais atuam na realização de varreduras no local das buscas, em conjunto com as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil / Foto: Divulgação/Anatel

O apoio da Anatel também compreende a monitoração e acompanhamento da montagem da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER), grupo membro da Defesa Civil responsável por garantir as condições de comunicação emergencial de autoridades e equipes de resgate por meio de estações do serviço de radioamador. Além disso, os agentes de fiscalização estão acompanhando e realizando avaliações técnicas de proteção contra interferências nas frequências críticas das forças de segurança pública e comunicações aeronáuticas, dado o grande tráfego aéreo de helicópteros registrado na região litorânea.

Com informações do Ministério das Comunicações

Tags: Rádio, MCom, Anatel, tragédia, litoral norte, buscas, sinal, frequência, celular

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.