Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 10 de Maio de 2023 @ 07:29

Panorama: Alpha FM, Transcontinental, Nativa FM e Jovem Pan FM acirram disputa no top 5, enquanto Band FM lidera

São Paulo - Metropolitana FM avança em audiência e sobe no top 10; 89 FM A Rádio Rock também progride

Publicidade

Ontem (9), São Paulo recebeu uma atualização geral da pesquisa que apresenta o consumo de rádio na cidade e na região metropolitana. De acordo com dados da Kantar IBOPE Media, o rádio FM paulistano teve uma variação negativa no índice de audiência geral, movimento semelhante ao observado na medição anterior. Essa alteração intensificou a competição pelas colocações no top 5 de audiência, aproximando concorrentes de diferentes formatos. Confira os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre de fevereiro a abril de 2023):

Top 5 disputado

A audiência FM de São Paulo aproxima quatro FMs de formatos diferentes, tornando a composição do top 5 variável conforme o período analisado. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) praticamente não sofreu alterações no índice, reposicionando-a como vice-líder geral de audiência.

A Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) aparece muito próxima da Alpha FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e assume a vice-liderança no fechamento das 06h-19h (FM+WEB/todos os dias). Já a Nativa FM 95.3 (popular/romântica-sertaneja) mantém a vice-liderança nos períodos de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB). A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) completa o top 5 nos principais períodos da pesquisa, com a vice-liderança em alcance (2.6 milhões de ouvintes em 30 dias) e menos de 5 mil ouvintes de diferença para a Alpha FM na média por minuto.

Liderança isolada

Entre os maiores volumes de audiência do rádio paulistano, a Band FM 96.1 (popular/hits) é a rádio que tem a posição mais confortável no ranking FM. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora lidera pela quarta vez consecutiva e, em relação ao total de ouvintes únicos em 30 dias, mantém a liderança geral com mais de 2.7 milhões, condição reconquistada na pesquisa anterior.

Top 10 movimentado

O maior avanço absoluto entre os 10 maiores volumes de audiência do FM paulistano ocorreu na Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), que subiu para a sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio também possui o terceiro maior alcance do rádio paulistano, próximo de 2.2 milhões de ouvintes em 30 dias.

A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa) também apresentou uma evolução significativa na audiência no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mantendo um crescimento já observado na pesquisa anterior. A 89 FM se aproxima da Gazeta FM 88.1 (popular/hits), que está à frente, e é seguida pela Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo).

Considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) manteve a tendência positiva em sua média e aparece, pela terceira vez consecutiva, no top 10 de audiência nos filtros gerais. A rádio é seguida de perto pela Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) e pela Kiss FM 92.5 (adulto/rock).

Mais destaques

A Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) permanece na posição conquistada na pesquisa anterior, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) segue na sequência, mas retoma a colocação à frente da Disney em filtros como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Em ascensão, a Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes) apresentou uma variação positiva consistente de audiência e agora aparece bem próxima da Novabrasil FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora vem de um resultado positivo obtido na pesquisa passada.

Outra rádio que se destacou em relação à variação positiva de audiência foi a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), praticamente acompanhando o índice positivo da Energia 97 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No período de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB), a 96.9 FM avança uma posição.

A CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) aparece na sequência no ranking FM, com números estáveis no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio passa a ser acompanhada mais de perto pela Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes), que apresentou uma variação positiva em seu índice de audiência.

O maior percentual de crescimento de audiência foi registrado na Massa FM 92.9 (popular/sertanejo), rádio que retoma uma posição no top 20 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes) e Top FM 104.1 (popular/sertanejo) aparecem na sequência.

Resumo dos destaques/mudanças:

- Band FM segue isolada na liderança geral
- Alpha FM pula para a vice-liderança de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Alpha FM, Transcontinental, Nativa FM e Jovem Pan FM estão bem próximas nos principais períodos de audiência
- Metropolitana FM cresce e avança para a sexta colocação em audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- 89 FM A Rádio Rock, Rádio Mix FM, Energia 97 FM, BandNews FM e Transamérica também apresentam avanços no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
- Massa FM tem o maior crescimento percentual e absoluto do ranking FM de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)

Panorama anterior:
> Panorama: Nativa FM cresce e faz dobradinha em ranking de audiência com a Band FM em São Paulo

Total de ouvintes únicos e alcance: sem alteração de cenário

A grande maioria das rádios mencionadas acima compõem o grupo com marcas superiores a 1 milhão de ouvintes em 30 dias na Grande São Paulo. O mercado conta atualmente com 18 estações nessa condição em filtros como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e 7 FMs acima de 2 milhões.

A equipe do tudoradio.com destacará essa condição ao longo deste mês.

Antes…
> Panorama: São Paulo segue com 18 FMs com mais de 1 milhão de ouvintes únicos em cada estação

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


Vista panorâmica da região da Avenida Paulista, em São Paulo / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.