Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 26 de Maio de 2023 @ 07:29

Panorama: Rádio Caiçara e 92 FM definem top 3 nos detalhes; Rádio Gaúcha segue líder geral e Continental FM entra no top 5 em Porto Alegre

Porto Alegre - Atlântida FM segue isolada na vice-liderança geral de audiência. Antena 1 e Rádio Grenal apresentam avanços consistentes

Publicidade

A atualização mais recente da pesquisa da Kantar IBOPE Media mostra a evolução do consumo de rádio FM na Grande Porto Alegre e região metropolitana. Embora tenha ocorrido uma ligeira queda na média de ouvintes, conforme observado em outras regiões brasileiras, várias mudanças notáveis foram percebidas no ranking de audiência FM. Essas atualizações referem-se ao período de fevereiro a abril de 2023 (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Constantes

Mantendo a liderança está a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), que continua sozinha no topo do ranking de audiência FM e também de alcance na Grande Porto Alegre. Suas oscilações têm se mantido dentro de uma mesma margem ao longo das últimas pesquisas, garantindo assim uma sólida vantagem no mercado gaúcho. Ela continua a ter mais de 1 milhão de ouvintes diferentes, um dos maiores números do FM brasileiro.

Em uma posição similar, a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) também mantém seu status, continuando isolada como a segunda no ranking geral de audiência e alcance na Grande Porto Alegre. Ela tem mantido essa posição na audiência por oito medições consecutivas e detém um alcance de mais de 810 mil ouvintes diferentes.

Alterações

No entanto, algumas mudanças estão ocorrendo em Porto Alegre. A Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) viu um aumento em sua audiência e retomou a terceira colocação geral. Ainda assim, a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) segue de perto, com vantagem nos filtros de segunda a sexta-feira e no alcance, com cerca de 550 mil ouvintes únicos.

Além disso, a Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) avançou para o top 5 de audiência na Grande Porto Alegre. Após várias altas, a 98.3 FM ultrapassou a 104 FM 104.1 (popular/hits) em filtros gerais e no alcance máximo, com mais de 540 mil ouvintes únicos.

Mais destaques

Três emissoras tiveram resultados positivos em suas respectivas médias de audiência no ranking FM. A Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa) lidera este grupo, seguida pela Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) e a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes), rádios que tiveram os maiores avanços absolutos do top 10. No caso da 95.9 FM, ela detém a maior variação positiva do top 10 e vem avançando de forma constante na medição.

A Rádio Mix FM 107.1 (jovem/adulto-pop) vem logo em seguida, com o sétimo maior alcance máximo da Grande Porto Alegre, próximo de 430 mil ouvintes únicos.

Já a Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertaneja) está próxima do top 10 de audiência, mas possui o sexto maior alcance na Grande Porto Alegre, com mais de 450 mil ouvintes.

A Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) e a Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) também são destacadas, com a última detendo o oitavo maior alcance de ouvintes na Grande Porto Alegre, superando a marca de 390 mil ouvintes únicos.

Resumo dos destaques/mudanças:

> Rádio Gaúcha mantém liderança ampla de audiência e alcance
> Atlântida aparece pela 8ª vez na vice-liderança geral
> Rádio Caiçara assume posição no top 3 de audiência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias)
> Continental FM avança para o top 5 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
> Rádio Grenal avança novamente no top10 e apresenta maior variação positiva de audiência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias)

Veja também:
> Panorama: Rádio 92 entra no top 3 de audiência em Porto Alegre, juntando-se à Rádio Gaúcha e Atlântida

Importante: entenda o ranking e conheça a variedade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar IBOPE Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre. 

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


Vista panorâmica com a região central de Porto Alegre / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.