Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 01 de Junho de 2023 @ 07:29

O Rádio Hoje | Publicidade em mídia deve movimentar 6,21 bilhões de euros na Alemanha. Rádio cresce acima da média

São Paulo - Valor é uma previsão para 2023, resultando numa alta de 1,2% em relação ao ano anterior

Publicidade

O investimento em mídia está em alta na Alemanha. O setor deve registrar 6,21 bilhões de euros no país europeu, o que significa um aumento de 1,2% na comparação com 2022. A previsão para 2023 é positiva, mas considerada modesta para o setor, segundo a imprensa especializada local. Isso se deve a uma série de restrições impostas à publicidade pela legislação do país. Os dados são da VAUNET, que é uma associação de mídia privada da Alemanha. Já para o rádio, há um movimento de alta acima da média esperada para todo o setor audiovisual.

De positivo em relação aos valores previstos está o fato de eles registrarem um percentual positivo, mesmo com as imposições que passam a vigorar no setor. Por exemplo: no ano passado, 2022, a receita de publicidade dos segmentos de vídeo e áudio caiu ligeiramente, com -2,3% para 6,13 bilhões de euros. E quem deve segurar um pouco o avanço é a queda na receita publicitária destinada à televisão, com uma queda de -3,7% neste ano.

Para o rádio, a notícia é positiva. O meio, que está em alta no consumo, deverá avançar 2% em 2023, totalizando cerca de 730 milhões de euros em investimentos. O veículo também já vem de alta em 2022, quando apresentou um avanço de 1,3% no setor de publicidade. Em resumo: por causa da pandemia da COVID-19, o rádio vinha registrando retração até 2021, quando passou a se recuperar em 2022 e aponta um avanço maior em suas receitas a partir deste ano, segundo previsões.

Sobre a receita total de publicidade em áudio na Alemanha, a alta em 2022 foi de 2,7% e a projeção para 2023 é de um crescimento de 3,5%, juntando rádio e streaming. O áudio digital corresponderá a 111 milhões de euros em investimento neste ano, segundo estimativa da VAUNET. Em 2022 foi de 97 milhões de euros. O crescimento do streaming de áudio é constante, mesmo durante o período da COVID-19.


Receitas líquidas de publicidade em áudio na Alemanha ao longo dos anos. O rádio conta com o maior volume nos gráficos, com o streaming surgindo a partir de 2013 / crédito: VAUNET

Já na comparação pré-pandemia da COVID-19, ou seja, até 2019, os valores registrados tanto por rádio quanto por televisão estão abaixo de suas médias históricas. Porém, há uma expectativa de recuperação para o rádio se o movimento positivo continuar constante, mesmo com uma certa volatilidade no investimento publicitário.

"A publicidade é a garantia e a base da diversidade de mídia na Alemanha. Mesmo em um ambiente de mercado difícil, fortemente sobrecarregado por influências de crises de vários anos, a mídia de áudio e audiovisual demonstrou sua alta relevância para a economia impulsionada pela publicidade em 2022 e 2023. O motor de crescimento continua sendo a publicidade de áudio e vídeo em streaming, embora em comparação com a publicidade tradicional de rádio e TV ainda em um nível significativamente mais baixo", afirma Frank Giersberg, Diretor Executivo da VAUNET.

Uma das preocupações locais é sobre mudanças nas regras de publicidade local. “O desenvolvimento das receitas publicitárias permanece volátil, e os efeitos econômicos gerais de fatores externos de crise não passam despercebidos pelas empresas de mídia. Portanto, é ainda mais importante prevenir intervenções profundas e desproporcionais em nossas bases de financiamento. A atual iniciativa do Ministro da Alimentação para proibir a publicidade de alimentos ilustra dramaticamente o perigo do desacoplamento da ação política das consequências para a mídia privada”, diz Claus Grewenig, Presidente do Conselho da VAUNET.

"Consequências devastadoras estariam em jogo se proibições abrangentes de publicidade fossem implementadas sem evidências e equilíbrio de interesses", completa Grewenig, em sua análise que foi repercutida pelo mercado alemão.

Segundo a imprensa especializada em mídia, os números publicados pela VAUNET complementam a estatística oficial de publicidade alemã da ZAW, que é baseada, entre outras coisas, nos relatórios de receita anuais coletados pela VAUNET. A previsão de primavera da VAUNET para o mercado de publicidade de 2023 é baseada em pesquisas de empresas e entrevistas com especialistas.

Relacionadas:
> Rádio mantém popularidade na Alemanha com 93% de alcance; DAB+ e podcasts avançam
> Público fora do radar do marketing: Investimento em áudio digital segue desproporcional ao tamanho do consumo
> Radiodays Europe 2023 discute o futuro do rádio em Praga

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Radiozene.de e da VAUNET. Colaboração de David Duck

Tags: Alemanha, Publicidade em Mídia, Investimento Publicitário, Rádio, VAUNET

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.