Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023 @ 07:01

Tendências | Europa já conta com estação de rádio feita 100% por inteligência artificial

São Paulo - Apesar das inovações, executivos responsáveis pelo projeto não veem a substituição de radialistas por inteligência artificial na próxima década

Publicidade

Assim como em outros setores econômicos ao redor do mundo, a inteligência artificial (IA) tem avançado na indústria de rádio, tanto em discussões sobre sua aplicação quanto na implementação prática. Na Alemanha, a Antenne Deutschland inaugurou um projeto que pode ser a primeira estação de rádio 100% desenvolvida por IA a ser transmitida via ondas terrestres. É a Absolut Radio AI, disponível em DAB+, o rádio digital terrestre europeu. Apesar de tais iniciativas, a direção do grupo por trás do projeto não acredita na substituição de apresentadores de rádio por IA. Acompanhe:

A rádio totalmente desenvolvida por inteligência artificial opera no mercado de Braunschweig, situado na região central da Alemanha. Segundo a imprensa especializada, ela utiliza a tecnologia da Radio.Cloud. O software baseado em nuvem elabora a programação, define os intervalos e cria faixas de voz com uma funcionalidade chamada Voicetrack.ai. A estação é voltada para ouvintes entre 14 e 49 anos, com foco em música pop e dance. A voz sintética no ar é denominada kAI.

De acordo com a gestão da Antenne Deutschland, a motivação para usar IA em novos projetos e em rádios já estabelecidos é a chance de expandir a gama de produtos e melhorar a eficiência de suas equipes. Tina Zacher, diretora de programação, defende que a IA não substituirá os radialistas na próxima década. Ela acredita que os seres humanos sempre buscarão interação com outros seres humanos. No entanto, a IA pode simplificar tarefas repetitivas, dando mais tempo para os profissionais de rádio serem criativos.


Logotipo da Absolut Radio AI / reprodução

Mirko Drenger, diretor administrativo da Antenne Deutschland, concorda e enfatiza que a IA não visa economizar custos, mas sim produzir conteúdo de maneira mais ágil e inteligente. Ele vê a IA como uma ferramenta que otimiza operações, e não como um substituto para os humanos.

"A inclusão da IA no rádio detém significativa importância e urge ser implementada; contudo, é importante reconhecer que a emoção permanece humana. O rádio deve navegar cuidadosamente por essas águas tecnológicas para evitar tornar-se um mero Spotify e, assim, perder sua essência e valor. Embora a integração da IA nas emissoras de rádio seja inevitável, preservar a essência do meio, mantendo a relação calorosa e humana entre ouvinte e estação, continua a fazer toda a diferença." afirma Cristiano Stuani, consultor em emissoras de rádio e IA, ouvido pelo tudoradio.com.

Christian Brenner, CEO e fundador da Radio.Cloud, esclarece que é justamente essa a perspectiva dos grupos: expandir a oferta de canais de rádio e áudio para diferentes públicos, utilizando soluções baseadas em IA. Brenner menciona que há interesse de clientes em integrar IA a canais de música "nonstop" em DAB ou canais de rádio online, ou até mesmo lançar novos, como fez a Antenne Deutschland.

No NAB Show 2023, realizado nos Estados Unidos em abril passado, a visão atual do setor norte-americano segue na mesma linha do grupo alemão: a inteligência artificial está aqui para auxiliar processos existentes nas emissoras, além de ser uma oportunidade para expandir a oferta de conteúdo em situações que a empresa de mídia atualmente não consegue atender, conforme destacado pelo tudoradio.com. Ou seja, horários que atualmente não têm notícias ou locução ao vivo poderiam passar a ter essa opção. Ou na criação de canais extras. Contudo, um gestor da Futuri, durante o Radiodays Europe, declarou que a IA só substituirá pessoas que não se adaptaram à tecnologia.

No entanto, há um debate no mercado sobre a percepção dos ouvintes em relação ao novo formato. Conforme relatos da mídia especializada, o público não percebe kAI como uma máquina, mas sim como uma pessoa, sentindo-se conectado a ele e apreciando seu senso de humor.

Recomendadas:

> Plataforma de Inteligência Artificial promete criar boletins de notícias personalizados e automatizados para rádios
> Super Hi-Fi lança solução baseada em IA para transformar a produção e transmissão de rádio
> Futuri lança RadioGPT com conteúdo criado por inteligência artificial

+ Mais sobre o uso de inteligência artificial pelo setor de rádio. Leia aqui

IA no NAB Show de Nova York

O NAB Show New York, que ocorrerá no Jacob Javits Convention Center de 24 a 26 de outubro, também abordará a inteligência artificial, assim como aconteceu na edição principal em Las Vegas, em abril, com cobertura do tudoradio.com.

Na programação de Nova York, a IA será destaque no painel “AI Insights: Público, Implementação e Política”, com participação de palestrantes da Futuri, do Grupo SmithGeiger e da Associação Nacional de Emissoras. Sam Matheny, do NAB, será o moderador. Outra sessão terá Joe D'Angelo da Xperi e John Clark da NAB PILOT discutindo inovações tecnológicas para diversificar o ramo de rádio. Haverá também uma sessão no Tech Stage explorando a virtualização das estações de rádio, apresentando soluções baseadas em software para infraestrutura radiofônica.

Outro ponto de destaque será o rádio AM norte-americano. Engenheiros de estações AM de Nova York, incluindo Andy Gladding da Salem Media Group e Dan Hirschl da Red Apple Media, abordarão desafios técnicos e decisões que os radiodifusores AM enfrentam, como otimização do sistema de antena, uso de metadados e a possibilidade de adotar operações totalmente digitais.

Conforme a imprensa especializada, o evento contará com aproximadamente 270 expositores, incluindo grandes nomes do setor de radiodifusão. O NAB Show do ano passado em Nova York reuniu cerca de 9.500 participantes.

+ Confira na íntegra como foi o NAB Show 2023, com a cobertura especial do tudoradio.com

Qual a razão de olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:

> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Radio World

Tags: Inteligência Artificial, Rádio Digital, Antenne Deutschland, Inovação em Radiodifusão, kAI, NAB Show New York

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.