Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2023 @ 07:01

Panorama: Band FM, Educadora FM e Antena 1 definem liderança de audiência nos detalhes em Campinas; Rádio Laser dispara

Campinas - Cidade FM também cresce em audiência e retoma posição no top 5

Publicidade

Campinas fecha o ano de 2023 com notícias positivas quando o assunto é a audiência do rádio e o total de ouvintes diferentes concentrados nas FMs da cidade. Segundo a última medição, que será conhecida pela praça neste ano e é realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media, o volume de audiência do FM campineiro avançou bem na comparação com a pesquisa passada, algo que também vale para o alcance máximo do rádio local, que vive um de seus melhores momentos na comparação com os últimos anos. Vários destaques foram observados, assim como a disputa detalhada pela liderança de audiência. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2023):

Mudança no topo e disputa nos detalhes

A Band FM 106.7 (popular/hits) passou a ser a líder de audiência no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ao apresentar sua quarta alta consecutiva de audiência em filtros gerais. Vinda de investimentos em seu produto e também na área técnica, a estação define nos detalhes a liderança geral com outras duas concorrentes, estas que são de formatos diferentes entre si. No alcance máximo, a Band FM segue em um patamar histórico para sua operação em Campinas, acima de 198 mil.

Na sequência, estável, a Educadora FM 91.7 (jovem/pop) aparece colada na líder, cuja diferença de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é inferior a 500 ouvintes na média por minuto. O que também chama a atenção no caso da 91.7 FM é seu alcance máximo, que está em seu maior patamar na comparação com os resultados obtidos nos últimos anos: hoje, ela supera 265 mil ouvintes diferentes, o que a deixa na liderança isolada neste quesito.

A Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo) completa o top 3 de audiência e também está em alta em Campinas, onde a distância para a Band FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é inferior a 600 ouvintes na média por minuto e inferior a 100 para a Educadora. Em cortes como classe AB, 25 anos ou mais, a 107.5 FM detém o maior volume de audiência na praça. E no alcance, a Antena 1 também está em alta, acima de 188 mil ouvintes diferentes.

Avanços consistentes

A Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertaneja), que já estava consolidada na quarta colocação geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), teve uma forte alta de 14,33% em seu índice e passou a ficar em um patamar que há tempos não era observado, diminuindo um pouco mais a distância que a separa do top 3 em filtros gerais. No alcance máximo, a 93.3 FM também cresceu de forma consistente e hoje supera a marca de 159 mil ouvintes diferentes.

Na sequência, a Cidade FM 92.5 também cravou uma alta consistente de audiência, de 15,83%, fazendo com que a rádio retornasse ao top 5 de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já no alcance máximo, a 92.5 FM já estava no top 5 nesse quesito, apresentando também uma alta nesses números, chegando a superar a marca de 169 mil ouvintes diferentes.

Quem segue próxima do top 5 de audiência é a Jovem Pan FM 89.9 (jovem/pop), rádio que também cresceu bem no alcance máximo e, nesse quesito, está bem próxima do top 5 ao registrar mais de 186 mil ouvintes diferentes na atual medição.

Mais destaques

A sequência do top 10 entre as FMs assinantes da pesquisa conta com a Nativa FM 89.3 (popular/sertaneja-romântica), CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) e Novabrasil FM 103.7 (adulta/nacional), cada uma isolada em sua colocação, apesar de a 103.7 FM avançar 6% e diminuir a distância que a separa da CBN em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Jovem Pan News FM 100.3 (jornalismo/esportes) segue completando o top 10 de audiência nos principais períodos da medição, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Avanço de posição no top 10:
Band FM: Subiu de 2º para 1º lugar (avançou 1 posição).
Cidade FM: Subiu de 6º para 5º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 10:
Band  FM: Aumento de 3,88% na audiência.
Antena 1: Aumento de 1,73% na audiência.
Laser FM: Aumento de 14,33% na audiência.
Cidade FM: Aumento de 15,83% na audiência.
Novabrasil FM: Aumento de 6,00% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre agosto a outubro vs. setembro a novembro / 2023

Veja também:
> Panorama: Educadora FM dispara em Campinas; Band FM e Antena 1 também crescem em audiência

Dial FM com muitas emissoras

A pesquisa da Kantar IBOPE Media em Campinas mede aproximadamente 23 emissoras. É importante ressaltar que a cidade está entre as regiões com maior concentração de estações no dial FM, conforme pode ser verificado no site tudoradio.com: clique aqui para visualizar e ouvir a lista de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas localmente ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Vale mencionar também que a pesquisa de audiência de Campinas não abrange a região metropolitana, que está entre as mais populosas do país.

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.


Vista panorâmica de Campinas, com a Praça Carlos Gomes em destaque / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Campinas, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.