Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 18 de Março de 2024 @ 07:04

FM estendido em pauta: Classic Pan avança em audiência e novas rádios surgem no dial de São Paulo

São Paulo - Mercado vive um novo momento com várias eFMs, que podem servir de 'termômetro' sobre a efetividade da faixa; a Classic Pan já se aproxima do top 20 de audiência, com rápida ascensão

Publicidade

Como já era esperado, São Paulo é a praça com a maior ocupação do eFM, conhecido como FM estendido. Por ser o mercado com maior necessidade de uso dessa nova parte do espectro, devido à grande ocupação entre 88.1 FM e 107.9 FM, além de ser a região mais populosa do país, não demorou para que 14 estações ocupassem as sintonias, após a liberação oficial da nova faixa em 2021. E alguns pontos recentes têm acendido o radar do mercado local: o rápido crescimento de audiência da Classic Pan FM 76.7 e o anúncio de novas emissoras tradicionais na faixa, como a Rádio Record FM 77.1, emissora originária da AM 1000. Acompanhe o panorama:

Crescimento da Classic Pan


Classic Pan sendo reproduzida pelo app do tudoradio.com / reprodução

Apesar de ter entrado no ar há pouco tempo, a Classic Pan já é hoje a maior audiência de uma rádio em eFM no país. Lançada em setembro passado, a emissora musical de formato adulto-contemporâneo do Grupo Jovem Pan é aferida pela pesquisa de audiência da Kantar IBOPE Media desde outubro passado, quando estava em 39º lugar em filtros gerais da pesquisa, tendo em janeiro seu primeiro trimestre cheio com o canal carregando a nova marca (setembro a dezembro/2023), já em 31º lugar. Desde então, a rádio tem avançado rapidamente em audiência e hoje já está próxima do top 20, em 23º lugar entre as assinantes da pesquisa (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro/2023 a fevereiro/2024).

Os dados positivos da Classic Pan são importantes para o mercado por vários motivos. Entre eles estão o fato de ela ter se tornado um 'termômetro' de como está a situação de alcance do eFM (FM estendido) entre os ouvintes de São Paulo e região metropolitana, que envolve também a disponibilidade de receptores compatíveis com a nova faixa. Outro ponto é a rápida ascensão de um projeto novo na praça, impulsionada pelo uso dos demais veículos do Grupo Jovem Pan para promovê-la. E também o interesse na Grande São Paulo pelo formato de programação proposto pela 76.7 FM, que é considerado de perfil adulto-contemporâneo.

O simbólico título de maior audiência para uma eFM foi conquistado pela Classic Pan na pesquisa passada (trimestre novembro/2023 a janeiro/2024) e agora, com um avanço de 24,33% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 76.7 FM consolidou essa condição na Grande São Paulo.

Leia também:
> Classic Pan fecha seu primeiro trimestre completo com avanços de até 139% na audiência

Mais rádios tradicionais no eFM


Emissoras em eFM na opção de rádios locais do app do tudoradio.com / reprodução

A Rádio Record AM 1000 deve ser outra marca importante que participará dessa faixa na Grande São Paulo. Conforme noticiado na semana retrasada pelo tudoradio.com, através do Mapa da Atualização, a emissora anunciou que em breve operará em 77.1 FM. Por enquanto, a Rede Record não revelou uma data para início das operações, mas segundo fontes ouvidas pelo portal, o processo está bem adiantado.

Curiosamente, a Record ficará posicionada em um ponto do dial que está relativamente distante da faixa convencional (iniciada em 87.7 FM na maioria dos receptores), mas próxima de onde hoje estão os maiores volumes de audiência do eFM: logo após a Classic Pan FM 76.7 e antes da Rádio Capital FM 77.5 e da Rádio Cultura Brasil FM 77.9, todas aferidas pela pesquisa da Kantar IBOPE Media.

Outra importante marca de rádio de São Paulo também redobrou seus esforços na divulgação de sua eFM: trata-se da Rádio Bandeirantes FM 86.3, que oficializou sua entrada no canal em outubro passado, com a veiculação de campanhas sobre a sintonia. Detalhe: por ser transmitida da região da Avenida Paulista, muitos ouvintes paulistanos relatam que a 86.3 FM é a melhor opção para captar a Rádio Bandeirantes em FM na cidade, marca que também opera em 90.9 FM desde 1999 (torre na zona rural de São Bernardo do Campo).

Em alta em audiência, a Rádio Bandeirantes também pode ser impactada positivamente pela transmissão em eFM na Grande São Paulo, tornando-se um possível 'termômetro' de como anda a disponibilidade da faixa estendida entre os ouvintes de rádio na capital paulista e região metropolitana.


Rádio Bandeirantes captada em 86.3 FM na cidade de São Paulo / crédito: tudoradio.com

A Rádio Capital é outra emissora que está ganhando atenção no mercado: apesar de ser uma pioneira no eFM, ou seja, iniciou sua transmissão em maio de 2021, a 77.5 FM efetivou recentemente seu porte técnico definitivo em São Paulo, passando a ser uma rádio de potência elevada a partir do Pico do Jaraguá. Antes, a emissora operava em uma estrutura provisória localizada no topo da sede da Rádio Capital, no Paraíso, o que conferia um bom sinal na região central, mas sombras em áreas populosas das Zonas Leste, Sul e Norte.

Regionalização?

Como operam em áreas de grande interconexão, emissoras em FM de cidades metropolitanas costumam se identificar como uma estação da cidade-sede da região. Isso é bastante natural, já que toda a dinâmica populacional e econômica fica bastante conectada com a cidade-polo da área.

Mas a Grande São Paulo também conta com cidades que estão entre as mais populosas do país, com forte dinâmica econômica local, em especial nas áreas de serviços/comércio. E com o eFM, emissoras que focam em suas cidades de origem têm mantido essa condição. São os casos da Rádio ABC FM 81.9 (foco em Santo André e demais cidades do ABC paulista), Rádio Nova Difusora FM 79.9 de Osasco e a GRU FM 84.7 de Guarulhos. As três praças estão entre as maiores cidades do Brasil.

Recomendamos:
> Brasil inicia 2024 com 38 estações ativas na faixa eFM; São Paulo lidera com 24

Confira abaixo a lista de rádios em eFM que hoje são captadas na Grande São Paulo (exceto estações com sintonia em pontos muito específicos):
(dial eFM - nome fantasia da estação - cidade de transmissão)
76.7 FM - Classic Pan - São Paulo
77.5 FM - Rádio Capital - São Paulo
77.9 FM - Rádio Cultura Brasil - São Paulo
79.5 FM - Rádio São Paulo - São Paulo
79.9 FM - Rádio Nova Difusora - Osasco
80.7 FM - Super Rádio - São Caetano do Sul
80.9 FM - Rádio AD Belém - Ibiúna*
81.9 FM - Rádo ABC - Santo André
84.3 FM - Super Rede Boa Vontade - São Paulo
84.7 FM - GRU FM - Guarulhos
85.5 FM - Rádio Boa Nova - Guarulhos
86.3 FM - Rádio Bandeirantes - São Paulo
86.7 FM - Estilo FM - Itapevi
87.1 FM - Rádio Nacional - São Paulo
* Grande Sorocaba, mas captada em cidades da Grande São Paulo)

Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

Tags: rádio, eFM, São Paulo, faixa estendida, migração AM-FM, levantamento, dials

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
Tudo Rádio - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.