Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 22 de Dezembro de 2009 @ 17:38

Rádios piratas voltam ao ar após serem fechadas pelas Anatel

Caxias do Sul – Duas das quatro rádios fechadas estão no ar novamente

Publicidade

Duas das quatro emissoras piratas fechadas no dia 17 de dezembro pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Polícia Federal, já estão no ar novamente. Essa não é a primeira vez que rádios são fechadas em Caxias do Sul e voltam a funcionar de forma clandestina.

Há dois meses, quatro rádios foram fechadas pela Polícia Federal (PF) e voltaram a funcionar. Conhecidas como rádios piratas, a Fátima FM foi fechada em 24 de agosto e a União FM, em 15 de outubro. No entanto, alguns dias depois, ambas transmitiam a programação normalmente.
 
Transmitindo em 97,1 e 96,5, as duas emissoras operam com uma potência média e invadem frequências outorgadas pela Anatel. Além disso, essas emissoras estão interferindo na comunicação aeronáutica e também nos órgãos de proteção civil, como a polícia, bombeiros e ambulâncias.
 
As duas emitiam conteúdos musicais e jornalísticos, além da previsão do tempo e comerciais, mas não eram licenciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Rádio Fátima, no bairro de mesmo nome, transmitia músicas românticas, entre elas, as de Roberto Carlos e Ronnie Von, informava a previsão do tempo e atendia aos pedidos dos ouvintes. Divulgava, inclusive, um telefone para a participação e publicidade. A Rádio União, que funcionava em outro bairro da cidade, tinha programação semelhante, contudo apresentava mais anúncios do que a Fátima.

Nas operações da PF, duas pessoas foram detidas e liberadas mediante o pagamento de fiança. Elas foram autuadas por desenvolver clandestinamente atividades de comunicação. A pena para esse crime é de dois a quatro anos de reclusão e multa de R$ 10 mil.

A dupla foi enquadrada também por violação de lacre ou selo público. O segundo delito ocorreu porque as rádios haviam sido fechadas pela Anatel nos últimos meses. Nesse caso, a pena é de um mês a um ano de prisão ou multa. Os materiais usados no funcionamento das rádios, como mesas de som, transmissores e gerador de estéreo foram apreendidos.
 
Com informação do radionauta Márcio Furlan.

Combate a pirataria? Saiba mais clicando aqui.

Tags:

Compartilhe!

Teste
César Porto

César Porto é jornalista e radialista. Iniciou sua carreira em São Paulo com passagem pela rádio Iguatemi AM da Rede Mundial, entre outras FMs da capital. Atualmente est? na Minas FM 91.5 do Sul de Minas Gerais. Participa da equipe do Tudo Rádio.com desde 2008.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.