Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Domingo, 14 de Abril de 2024 @ 15:50

NAB Show 2024: Previsões econômicas para o rádio apontam que o digital é fundamental para o crescimento

Las Vegas (EUA) - Outro ponto de atenção é de que o vídeo passa a ter um papel importante nas estratégias de receita para as emissoras de rádio

Publicidade

O tudoradio.com acompanhou neste domingo (14) o primeiro painel voltado ao rádio no Broadcast District, espaço destinado no NAB Show 2024 para discussões relevantes para a indústria de rádio e de televisão. Na sessão sobre as previsões econômicas para o setor, com base nos dados mostrados por Justin Nielson, da S&P Global Market Intelligence, o rádio demonstra uma retração com sua mídia tradicional, tendo seu crescimento ancorado no digital e também nos sinais positivos que os mercados locais estão demonstrando, enquanto a mídia nacional é o ponto de maior desafio. Produções em vídeo foram indicadas como uma forma robusta de incrementar as receitas das estações, algo que já é visto como uma necessidade no mercado brasileiro. Acompanhe:

Em sua fala, Nicole Ovadia, da RAB, compartilha perspectivas sobre o dinamismo no mercado publicitário. Ela destaca uma significativa mudança de comportamento dos anunciantes que, enfrentando os custos elevados dos vídeos em TV, estão migrando para plataformas OTT e outros meios. Ovadia enxerga nesse movimento uma oportunidade para o rádio capturar esses anunciantes, caso consiga apresentar argumentos convincentes e estratégias adaptadas a essa nova realidade.

O aproveitamento dessas oportunidades, segundo Ovadia, passa pela adoção de estratégias que engajem mais profundamente a audiência e os parceiros comerciais com a marca do rádio. Ela sugere oferecer soluções multiplataformas que abrangem áudio e vídeo, além de investir em ações locais, como eventos. Ovadia enfatiza a necessidade de fortalecer as ações tradicionais que têm sido o pilar das emissoras de rádio locais.

Ovadia insiste na relevância e confiança que o rádio e a TV mantêm em suas comunidades locais, um diferencial frente ao esforço de mídias sociais e empresas digitais para criar uma presença local. Ela aponta que tanto o rádio quanto a TV precisam fazer um trabalho melhor ao comunicar ao mercado publicitário sobre a importância inerente do rádio, sua relevância e efetividade nos mercados locais. Ovadia argumenta que essa comunicação deficitária contribui para a desvalorização da publicidade, mesmo com audiências mantidas em patamares elevados.

Por fim, Ovadia toca no potencial do vídeo como um catalisador para o crescimento da publicidade em mercados locais no futuro. Ela vê o conteúdo em vídeo não como um concorrente, mas como um complemento e uma extensão natural do conteúdo de rádio, capaz de gerar uma maior atração de anunciantes e uma conexão mais rica com a audiência. Algo que já é percebido no mercado brasileiro, onde as emissoras demonstram um maior apetite pelo uso e produção de vídeo no complemento de suas atividades.

Os números atuais e previsões da publicidade em rádio nos EUA

Em sua apresentação, Justin Nielson da S&P Global Marketing Inteliggence, as estações de rádio dos EUA enfrentam uma leve contração nas receitas totais previstas para 2024, com um declínio projetado de 0,7% levando o total a US$ 15,04 bilhões. Este ajuste marca o fim de um ciclo de recuperação pós-pandêmica, uma vez que o setor sofreu uma redução significativa em 2020 devido à retração dos gastos com publicidade. 

A recuperação em 2021 e 2022 demonstrou resiliência, mas a tendência de queda sugere um mercado que ainda se ajusta à nova realidade econômica e ao comportamento do consumidor. A análise dos dados indica um declínio nos segmentos de rede e anúncios "spot" nacional, enquanto os segmentos digital e off-air apresentam sinais positivos de crescimento, destacando uma adaptação ao crescente mercado digital e ao valor contínuo de eventos ao vivo.

Enquanto a publicidade nacional dos EUA enfrenta desafios, o mercado local mostra-se resiliente, impulsionado pela preferência das grandes marcas em direcionar investimentos para plataformas digitais e de mídia social. O rádio, com seu foco em setores específicos como automotivo, varejo, viagem e entretenimento, experimenta uma retração, mas ainda assim se destaca pela publicidade local. Altas taxas de juros e inflação pressionam o setor, mas a expectativa de um retorno substancial sobre o investimento mantém o rádio relevante. 

De acordo com Justin, o segmento digital e os eventos ao vivo são vistos como futuras fontes de crescimento, apontando para um cenário de adaptação contínua e busca por novas oportunidades de mercado.


Painel neste domingo (14), no NAB Show 2024, com discussão sobre as projeções econômicas para o setor

Consolidação de mercado: fusões e aquisições em alta

O mercado de rádio em 2023 foi marcado por uma redução significativa no volume de negócios em relação ao ano anterior, com um decréscimo de 35,6%. Apesar disso, o segundo semestre do ano mostrou um aumento na atividade, sinalizando um potencial aquecimento para 2024. 

Empresas como a Audacy Inc. passaram por processos de reestruturação, e proprietários menores, a exemplo da Neuhoff Family LP, deixaram o setor. Esses movimentos indicam uma tendência de consolidação, com grandes grupos de mídia fortalecendo suas posições através de aquisições estratégicas. A análise das maiores transações do período ressalta a presença de atores influentes moldando o futuro do rádio.

A cobertura do tudoradio.com do NAB Show 2024 tem o apoio da Cross Host (empresa especializada em transmissão de rádios e eventos em ambientes digitais), da Cadena (especializada em automatização e gerenciamento de emissoras), do Rádio Conteúdo (produtora de conteúdo que atende emissoras de norte a sul do país, entregando soluções digitais em áudio e vídeo) e da Mentoria Cristiano Stuani (especializada nas áreas artística, comercial e de tecnologia para rádios). O NAB Show 2024 ocorre de 13 a 17 de abril, no Las Vegas Convention Center.

Mais NAB Show ->  NAB Show 2024: Confira aqui a cobertura completa do congresso e da feira

Tags: Rádio, NAB Show 2024, mercado, previsões, publicidade, meio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.