Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 @ 09:03

SET:30 aborda no segundo dia no NAB Show 2024 temas ligados a IA e a broadcasting

Las Vegas - Programação começou no último domingo (14) e segue até a próxima terça-feira (16)

Publicidade

Na última segunda-feira (15) ocorreu mais uma edição do SET:30, evento que reúne diversos especialistas em broadcast e tecnologia durante o NAB Show 2024, que segue até o dia 17 no Centro de Convenções de Las Vegas, nos Estados Unidos. No segundo dia a programação trouxe até os participantes uma geração de vídeos com IA demonstrado pela NHK, contou com debates sobre Inteligência artificial aplicada na produção de conteúdo e integração de newsroom brasileiro com a Reuters, além de uma análise sobre o o futuro do broadcasting. O evento da associação brasileira segue até esta terça-feira (16).

Uma das palestras apresentadas ontem (15) foi "AI image analysis in era of short-time viewing" – Análise de imagens de IA na Era da Visualização em curto espaço de tempo. O tema foi conduzido pelo executivo do laboratório da NHK, Kohei Kambara, que analisou como os vídeos curtos e os sites de programas têm sido importantes para aumentar a conscientização e engajamento do telespectador sobre os conteúdos da emissora. Na ocasião, foi demonstrado sobre como criar um vídeo de 2,50 minutos de um documentário de 30 minutos.

Ainda sobre a Inteligência Artificial, o painel "Inteligência artificial aplicada na produção de conteúdo" foi apresentado por Marlon Campos, Specialist SA M&E – Content Production da Amazon Web Services, e Kyle Maddock, SVP de Marketing e Business Development da AppTek, com moderação de André Dias Arnaut, Especialista de Produção Virtual e Motion Graphics da Legado Tecnologia e coordenador do GT de Produção Virtual da SET. Eles abordaram sobre as ferramentas de IA. Entre os assuntos esteve os mitos e os medos da utilização da inteligência artificial, como gerar imagem com inteligência artificial, usando, por exemplo, localização de voz que faz a tradução com IA. Também foi abordado em relação a tradução de fala e dublagem, voz interativa, tradução generativa e dublagem sintética.


Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participa do SET:30 no NAB Show 2024 - Foto: Eduardo Cappia

Outro tema tratado durante o SET:30 da última segunda-feira (15) foi sobre o futuro do broadcasting. Sam Matheny, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Tecnologia – NAB abordou sobre "A brighter tomorrow", onde fez uma análise sobre como o futuro do broadcasting está ficando mais brilhante à medida que as tecnologias aprimoradas se combinam com todos os novos aplicativos para criar oportunidades interessantes para a indústria. Sobre o rádio, ele disse que o perfil dos ouvintes está mudando, mas não por isso o veículo está perdendo relevância. Segundo Matheny, o rádio tem se desenvolvido gerando soluções que ajudam com que a experiência seja mais completa.

Já o último painel do segundo dia do SET:30 teve a moderação do presidente da SET, Carlos Fini. Ele analisou o "Futuro, tendência e mercado no olhar de CEOS dos produtores de serviços e soluções". O painel contou ainda com a participação de Rodrigo Brasiel, CEO da SNEWS Newsroom Solutions, e Julieta Nogueira, Head of Sales, Latin America, da Reuters. Durante o painel, em forma de perguntas e respostas, Fini interpelou os palestrantes com diferentes pontos do workflow de produção e distribuição de conteúdos, e sobre como a tecnologia apóia o acesso à informação.

Mais NAB Show ->  NAB Show 2024: Confira aqui a cobertura completa do congresso e da feira

Julieta Nogueira disse que a Reuters trabalha "buscando a tecnologia para informar o público”, e que nesse contexto "o mantra da Reuters é entregar uma notícia ampla, limpa e totalmente verificável", que se utilize da tecnologia para “ajudar nesse crescimento".

Já o CEO da SNEWS Newsroom Solutions, Rodrigo Brasiel, disse que, no mercado de sistemas para conteúdo, "nós acreditamos no jornalismo colaborativo com centralcasting de jornalismo. Para os principais players, houve um decréscimo de budget, e, nesse aspecto, o papel do newsroom é muito mais do que um organizador de texto, ele é um centro de ingest e distribuição de conteúdos. No newsroom podemos ajustar o software do conteúdo, porque nós conseguimos modelar. Afinal, o fluxo de produção é similar, por isso, trabalhamos na convergência com diversos tipos de público".

A Head of Sales, Latin America, da Reuters, Julieta Nogueira, disse que a tecnologia é uma aliada, "temos uma estrutura de 2500 jornalistas espalhados em 200 cidades, por isso precisamos enviar de forma ágil e segura. Precisamos entregar uma informação próxima, verificada, apurada, o que fará que o jornalismo possa dedicar mais tempo para produções especiais".

A cobertura do tudoradio.com do NAB Show 2024 tem o apoio da Cross Host (empresa especializada em transmissão de rádios e eventos em ambientes digitais), da Cadena (especializada em automatização e gerenciamento de emissoras), do Rádio Conteúdo (produtora de conteúdo que atende emissoras de norte a sul do país, entregando soluções digitais em áudio e vídeo) e da Mentoria Cristiano Stuani (especializada nas áreas artística, comercial e de tecnologia para rádios). O NAB Show 2024 ocorre de 13 a 17 de abril, no Las Vegas Convention Center.

Com informações do SET

Tags: Rádio, NAB Show 2024, SET, SET:30, Las Vegas, Tecnologia, Broadcast

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.