Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 @ 17:08

Futuri apresenta IA humanóide Ameca e estudos que apontam disposição do público em adotar IA nas plataformas digitais no NAB Show 2024

Las Vegas (EUA) – Durante apresentação do robô, público teve dificuldade em distinguir entre vozes geradas por IA e vozes humanas

Publicidade

Um dos destaques da cerimônia de abertura do NAB Show 2024, realizada nesta segunda-feira (15), foi a apresentação do robô humanóide Ameca. Durante a demonstração comandada por Daniel Anstandig, CEO e cofundador da Futuri Media, o público teve dificuldades em distinguir entre vozes geradas por IA e vozes humanas. Vale ressaltar que o tudoradio.com está nos Estados Unidos com a cobertura completa do evento.

O CEO da Futuri Media apresentou os resultados deste novo estudo no palco principal do NAB Show 2024 em uma demonstração da Ameca, um robô humanóide autônomo movido por IA. Ele enfatizou o duplo papel da IA como criadora e facilitadora na mídia: “A IA é inevitável, e a adoção e integração sábias pela indústria da mídia serão fundamentais para a resiliência e o crescimento da indústria em uma época de concorrência sem precedentes”, ressaltou Anstandig.

Segundo Anstandig, em testes envolvendo vozes humanas e geradas por IA, em 60% das vezes os participantes identificaram as vozes de IA como humanas. Os avatares de IA utilizados para apresentar notícias também mostraram potencial, embora a tecnologia ainda não tenha sido considerada pronta para transmissão convencional, indicando uma adequação a curto prazo para os meios de comunicação social e digital.


Ameca foi apresentada durante abertura do NAB Show 2024 - Foto: tudoradio.com

Veja também:
> CEO da NAB, Curtis LeGeyt, incentiva as emissoras a fazerem parceria em IA na abertura do NAB Show 2024

A mudança nos hábitos de consumo de notícias também emergiu do estudo, com as redes sociais a liderarem agora como principal fonte de notícias, uma tendência que sublinha a evolução das formas como o público acede à informação. Esta mudança representa uma oportunidade crucial para as emissoras aproveitarem a IA para melhorar a entrega de conteúdos em várias plataformas, atingindo assim um público mais vasto de forma mais eficaz.

O estudo, envolvendo feedback de mais de 5.200 consumidores de notícias de rádio e TV dos EUA, oferece uma visão sem precedentes sobre como o público percebe e interage com conteúdo baseado em IA. Aproximadamente uma em cada cinco pessoas entrevistadas acredita que já ouve estações de rádio alimentadas por IA, uma percepção que, embora não seja precisa, indica uma abertura significativa a tal tecnologia. 

A pesquisa mais recente sobre a interação entre inteligência artificial e mídia mostra uma confiança significativa do público em conteúdos gerados ou editados por IA, sobretudo quando entregues por veículos tradicionais. Segundo o estudo, os sites de notícias locais lideram em confiabilidade, com 39% dos entrevistados expressando confiança total, enquanto 40% se mostram indecisos e 21% desconfiam da AI para a geração de notícias. Em contrapartida, o Reddit se posiciona como a fonte menos confiável, com apenas 27% das respostas positivas.

NAB Show 2024: Uso de metadados e RDS pelas estações é vital para o rádio na busca por audiência e engajamento publicitário

Outro ponto salientado pela pesquisa é a importância da transparência: 90% dos consumidores consideram essencial que se divulgue quando o conteúdo ou a voz foram criados com o auxílio de IA. Além disso, a expectativa é de que a inteligência artificial venha a aprimorar a qualidade do conteúdo midiático. Em detalhe, 44% dos ouvintes de rádio acreditam que a seleção de músicas por IA melhoraria sua experiência, e 45% estão abertos a introduções de músicas assistidas por IA. No campo das notícias, 31% preveem uma melhoria na experiência ao ouvir reportagens geradas por IA.

Por fim, há um crescente envolvimento com estações de rádio que utilizam IA, com 21% dos ouvintes afirmando que já sintonizam em estações com tecnologias de IA, enquanto 37% não usam e um significativo número de 42% não tem certeza se a estação que ouvem utiliza IA.

A cobertura do tudoradio.com do NAB Show 2024 segue até quarta-feira (17) e tem o apoio da Cross Host (empresa especializada em transmissão de rádios e eventos em ambientes digitais), da Cadena (especializada em automatização e gerenciamento de emissoras), do Rádio Conteúdo (produtora de conteúdo que atende emissoras de norte a sul do país, entregando soluções digitais em áudio e vídeo) e da Mentoria Cristiano Stuani (especializada nas áreas artística, comercial e de tecnologia para rádios). O NAB Show 2024 ocorre de 13 a 17 de abril, no Las Vegas Convention Center.

Mais NAB Show ->  NAB Show 2024: Confira aqui a cobertura completa do congresso e da feira

Tags: Rádio, IA, Ameca, robô, NAB Show 2024, Las Vegas, cobertura

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.