Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 @ 13:04

Seminário da AIR no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa aborda desafios governamentais e digitais

Brasília - Presidente da associação fala ao tudoradio.com sobre o atual estádio da liberdade de imprensa nas Américas

Publicidade


Dia Mundial da Liberdade de Imprensa - Entrevista com Paulo Tonet Camargo, presidente da AIR - veja acima a entrevista completa

Voltado ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado hoje (3), a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) organiza amanhã (4) um seminário intitulado “A radiodifusão e o novo tempo tecnológico”. O evento, que ocorrerá no Centro de Convenções Gabriela Mistral em Santiago, Chile, promete reunir especialistas para debater sobre as pressões enfrentadas pela imprensa nas Américas, o crescente controle regulatório frente às big techs, e o papel disruptivo da inteligência artificial na disseminação de notícias falsas.

Em entrevista exclusiva ao tudoradio.com, Paulo Tonet Camargo, presidente da AIR, compartilhou suas visões sobre o atual estado da liberdade de imprensa e o impacto das novas tecnologias no jornalismo. O cenário é complexo, com repressões governamentais severas em países como Nicarágua e o desafio adicional imposto pela disseminação de notícias falsas através de plataformas digitais.

Tonet destaca que, além dos problemas históricos de repressão, como os observados na Nicarágua onde jornalistas e radiodifusores estão exilados e os meios de comunicação foram fechados pelo regime, um novo desafio surge com o avanço tecnológico. As plataformas digitais hoje distribuem conteúdo de entretenimento e informação sem compromisso com a verdade, confundindo o público e comprometendo a integridade jornalística. “Uma coisa é fazer jornalismo com responsabilidade e independência, e outra é distribuir conteúdo sem nenhum compromisso com a verdade”, afirma Tonet.

O presidente da AIR defende a urgência na regulação dessas plataformas, argumentando que é necessário estabelecer responsabilidades claras sem interferir no conteúdo jornalístico. “Não é uma questão de censura, mas de garantir que a atividade comercial dessas empresas seja conduzida com justiça, sem comprometer a liberdade de expressão.”

Recentemente, preocupações também surgiram na Costa Rica, um país conhecido por sua estabilidade democrática, onde o presidente sugeriu um apagão das comunicações. Esse comentário acendeu um alerta sobre como a liberdade de imprensa pode ser ameaçada mesmo em democracias consolidadas. “Foi surpreendente e nos mostra que devemos estar sempre vigilantes”, comenta Tonet.

Paulo Tonet Camargo também reitera o compromisso da AIR em continuar defendendo a liberdade de imprensa e de expressão em todas as frentes. A luta é constante e requer vigilância contínua para responder às ameaças à medida que surgem.

Tags: Liberdade de imprensa, democracia, digital, jornalismo, AIR, Américas

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.