Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 14 de Maio de 2024 @ 07:03

Panorama: Rádio Itatiaia dispara em Belo Horizonte; BHFM, 98 FM e Transamérica ganham posições no ranking de audiência

Belo Horizonte - Jovem Pan FM, Antena 1 e CDL FM apresentam avanços em seus índices de audiência no top 10

Publicidade

O mercado de rádio da capital mineira acompanhou mais uma atualização da pesquisa geral da audiência FM local, realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. Em geral, o FM da Grande Belo Horizonte não apresentou oscilações significativas na média geral de audiência do meio na comparação com a medição anterior, mas ocorreram mudanças importantes nas posições do ranking FM, tanto no top 3 quanto no top 10. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2024):

Movimentações no topo

A Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) foi o principal destaque da pesquisa atual. Com um crescimento de 8,62% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora se isolou ainda mais na liderança geral de audiência na Grande Belo Horizonte. Atualmente, a 95.7 FM mantém uma vantagem segura em relação às demais FMs do ranking, o que pode assegurar sua liderança geral nas próximas medições.

Em sequência, a movimentação do FM local reposicionou a BH FM 102.1 (popular/hits) na vice-liderança geral de audiência nos períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), após quatro medições consecutivas em terceiro lugar. Já na medição anterior, havia uma aproximação maior entre a BHFM e a Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo), emissora que continua próxima na disputa pela segunda colocação nos principais períodos da pesquisa.

A movimentação no FM local está aproximando gradativamente as duas emissoras que seguem no ranking: com um avanço de 1,37% em seu índice, a Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) reduziu um pouco mais a distância que a separa da Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo), que está à frente no ranking FM. Por enquanto, cada uma mantém sua respectiva colocação, ambas com boa vantagem para as subsequentes no ranking FM.

Mais destaques

Estável em seu índice, a 98 FM 98.3 (jovem/adulto-esportes) foi beneficiada pela movimentação atual da audiência local e apareceu na sexta colocação geral de audiência na comparação com a pesquisa anterior, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Rádio 107 FM 107.5 (religiosa/gospel), que estava à frente na medição anterior, segue próxima da 98 nos principais filtros, com a diferença inferior a 1 mil ouvintes na média por minuto.

Na sequência, duas FMs apresentaram avanços expressivos: a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) cresceu cerca de 5,26% na comparação com a pesquisa anterior e diminuiu a distância que a separa do bloco da frente no ranking FM. O mesmo ocorreu com a CDL FM 102.9 (adulto/alternativa), que teve um forte desempenho de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e registrou a maior alta percentual do top 10, avançando 11,83%.

Também é destaque o desempenho da Transamérica FM 88.7 (adulto/pop), estação que avançou 8,10% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e subiu para o top 10 do ranking FM de audiência nesse período. A Light FM 103.9 (adulto-contemporâneo), que variou positivamente, segue próxima e leva vantagem nos períodos de segunda à sexta-feira (06h-19h/FM+WEB).

O maior avanço percentual do top 15 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi da BandNews FM 89.5 (jornalismo), com 17,95% de crescimento em relação à pesquisa anterior, o que a aproxima um pouco mais do top 10. Ela é seguida pela Rádio América FM 107.1 (religiosa/católica), que voltou a crescer de forma expressiva, com um avanço de 10,34%. A Rádio Mix FM 90.3 (jovem/adulto-pop), Inconfidência FM 100.9 (adulto/educativa-mpb) e CBN FM 106.1 (jornalismo/esportes) estão próximas nesse agrupamento.

Avanços de posição no top 15:
BHFM: Subiu de 3º para 2º lugar (avançou 1 posição).
98 FM: Subiu de 7º para 6º lugar (avançou 1 posição).
Transamérica: Subiu de 11º para 10º lugar (avançou 1 posição).
BandNews FM: Subiu de 13º para 12º lugar (avançou 1 posição).
Rádio América: Subiu de 15º para 13º lugar (avançou 2 posições).
Tendências de aumento na audiência no top 15:
Rádio Itatiaia: Aumento de 8,62% na audiência.
Jovem Pan FM: Aumento de 1,37% na audiência.
Antena 1: Aumento de 5,26% na audiência.
CDL FM: Aumento de 11,83% na audiência.
Transamérica: Aumento de 8,10% na audiência.
Light FM: Aumento de 0,43% na audiência.
BandNews FM: Aumento de 17,95% na audiência.
Rádio América: Aumento de 10,34% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - trimestre janeiro a março/2024 vs. fevereiro a abril/2024.

Panorama anterior:
> Panorama: Liberdade FM e BH FM estão mais próximas; Rádio Itatiaia lidera e 98 FM crava forte alta em Belo Horizonte

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 35 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.


Vista panorâmica urbana de Belo Horizonte / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.