Segunda-Feira, 04 de Janeiro de 2010 @ 08:01
Campinas – Rede inicia bem o ano de 2010 com duas novidades importantes
Conforme noticiado com exclusividade pelo Tudo Rádio.com na última semana do ano de 2009, a 89 FM 89.3 encerra em janeiro suas transmissões em Campinas e região para a estréia da Nativa FM. A notícia pegou o mercado de surpresa e fortalece a rede sertaneja do Grupo Bandeirantes, cuja expansão está cada vez mais intensa pelo país. Outra novidade é a possível estréia da rede em Maringá, norte do Paraná.
Em Campinas as informações são oficiais e segundo elas a Nativa deverá iniciar suas operações a partir de hoje, 4 de janeiro. Ontem, dia 3 de janeiro, a89.3 seguia como 89. A nova Nativa FM 89.3 vai ter o reforço da Nativa FM 94.9 de Poços de Caldas, emissora mineira que também cobre vários municípios do leste paulista.
No domingo, dia 3, a 89 seguia no ar, porém em nova sede. Os estúdios que ficavam na região do Castelo foram desativados e a rádio passou a ser transmitida a partir do Complexo da Bandeirantes, em um estúdio auxiliar que fica nas costas do estúdio principal da Educadora FM 91.7. A mudança de programação e bandeira deverá acontecer a partir de hoje.
O estúdio atual da 89.3 FM era a antiga ilha de gravação comercial da Educadora FM e já está pronto para a programação via-satélite da Nativa. Com a 89.3 o Grupo Bandeirantes passa a ter quatro rádios instaladas em seu complexo campineiro, são elas: BandNews FM 106.7, Bandeirantes AM 1170 e as já citadas 89 FM e Educadora.
Com isso a Educadora FM perde uma concorrente direta no segmento, mesmo que a 89.3 FM não representava ameaças a liderança da 91.7 em Campinas. Tanto a Educadora FM como a Jovem Pan 2 FM 89.9 poderão ficar com a audiência atual da 89 FM. Rádios de outras cidades, como a Dumont FM 104.3 de Jundiaí, correm por fora. Já a Mix FM vê uma possível brecha para um crescimento mais rápido em Campinas após estrear sua emissora em 101.1 FM (em breve).
Já em Maringá a Nativa FM 105.7 terminou o ano operando em caráter experimental, executando musicas intercaladas com o nome da emissora, anunciando a estréia oficial para breve. A expectativa é que essa inauguração seja agora no inicio de 2010. O sinal da FM é forte em praticamente toda a região de Maringá, sendo captada também nos arredores de Paranavaí, Campo Mourão e São Pedro do Ivaí.
A Nativa já está presente na capital paulista (95.3 FM), Brasília (104.1 FM), Ribeirão Preto (104.3 FM), São José dos Campos (97.5 FM), São José do Rio Preto (102.1 FM), Londrina (95.1 FM), Catanduva (89.7 FM) e Poços de Caldas (94.9 FM). A marca da rede também é explorada pela Nativa FM 103.7 no Rio de Janeiro (sem ligação de grupo ou artística com a rádio paulista, apenas na marca), além de preparar estréias em Campinas e Maringá.
Clique aqui e confira a lista de rádios locais de Campinas
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.