Segunda-Feira, 11 de Janeiro de 2010 @ 17:04
Brasília – Proposta permitirá que emissoras recebam doações de pessoas jurídicas
O deputado federal mineiro Ciro Pedrosa é autor de uma proposta, que está sendo analisada pela Câmara dos Deputados, que poderá tornar rádios comunitárias em órgãos de utilidade pública. Caso a proposta seja aprovada e sancionada pelo presidente Lula, as rádios comunitárias que forem declaradas de utilidade pública poderão receber doações de pessoas jurídicas, dedutíveis do Imposto de Renda, até o limite de 2% sobre o lucro operacional da empresa.
O auto da proposta disse as rádios comunitárias representam as comunidades em que estão instaladas, não têm fins lucrativos e prestam um serviço importante na disseminação de educação e cultura pelo País. Segundo a proposta, deverão ser adotados os mesmos requisitos de outras iniciativas. Entre elas, a emissora não deve ter ligação com o poder público e seus diretores não podem ser remunerados.
Além disso, a emissora deverá estar operando por no mínimo três anos, a contar da data da publicação da respectiva portaria de autorização pelo Ministério das Comunicações. A proposta, no entanto, não prevê quais serão os passos para a obtenção do certificado. Segundo dados do Ministério das Comunicações, havia 3.653 emissoras de radiodifusão comunitária autorizadas a operar em todo o Brasil em março de 2009.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Com informações da Abert
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.