Sábado, 03 de Agosto de 2024 @ 10:02
São Paulo - Inteligência artificial permite geração automática de destaques e transmissão em 8K nas Olimpíadas de Paris 2024
As Olimpíadas de Paris 2024 marcam uma revolução no uso de inteligência artificial (IA) na transmissão e no engajamento dos fãs, de acordo com um artigo de Jennifer Wolfe, do NAB Amplify. Liderados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Olympic Broadcasting Services (OBS), avanços tecnológicos em IA estão redefinindo como o público vivencia os Jogos. De acordo com o NAB Amplify, o serviço da NAB vai publicar uma série de artigos sobre o uso de IA nas Olimpíadas de Paris 2024, explorando como essas inovações estão transformando a transmissão olímpica e a narrativa, oferecendo experiências imersivas e envolventes para os fãs.
O pilar dessa transformação é a Agenda Olímpica de IA do COI, desenvolvida em parceria com a consultoria Deloitte. Lançada em abril de 2024, esta iniciativa é a terceira de uma série de documentos estratégicos após a Agenda Olímpica 2020 e a Agenda Olímpica 2020+5. A nova agenda busca revolucionar os Jogos apoiando os atletas, garantindo acesso igualitário, otimizando operações, aumentando o engajamento e promovendo eficiência.
Durante a apresentação da Agenda Olímpica de IA, Yiannis Exarchos, chefe do OBS, destacou o desafio de produzir mais de 11 mil horas de conteúdo, resultando em mais de meio milhão de horas de cobertura televisiva e digital. Com aproximadamente metade da população mundial assistindo aos Jogos, a escala e complexidade da transmissão são incomparáveis. Exarchos também ressaltou que a IA está transformando a transmissão olímpica, permitindo experiências imersivas e personalizadas sem precedentes, incluindo geração automática de destaques e transmissões ao vivo em 8K.
De acordo com Wolfe, a Intel desempenha um papel crucial nas inovações de IA para as Olimpíadas de Paris 2024, acelerando a adoção de tecnologias como 5G, VR, drones e IA. Como "Parceira Oficial de Plataforma de IA", a Intel está introduzindo diversas experiências inéditas, incluindo a geração automática de destaques e a tagueamento de metadados descritivos, facilitando a vida dos jornalistas com transcrições e traduções em tempo real. A tecnologia também proporcionará legendas em tempo real para a cobertura ao vivo, transformando a experiência olímpica para fãs, organizadores, atletas e espectadores em todo o mundo.
Leia mais:
> Rádios se preparam para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris
> Jovem Pan News e Classic Pan anunciam boletins de jornalismo criados por inteligência artificial
> Ética e viés em ferramentas de inteligência artificial estão em debate nos EUA
Imagem ilustrativa
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia