Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2010 @ 07:12
Curitiba – 98 FM reage forte no ranking geral de audiência
A 98 FM 98.9 de Curitiba reagiu de forma considerável na pesquisa de audiência medida pelo Instituto Ibope em relação ao período anterior. No ranking geral, além dos demais filtros da pesquisa (horários comerciais, entre outros), a 98 FM melhorou seus números e retoma a briga pela liderança geral na capital paranaense, posição defendida pela Caiobá FM 102.3 desde 2008.
Com essa evolução mais consistente, a 98 FM incita novamente a briga pela liderança, porém a Caiobá FM 102.3 também apresentou uma melhora em seus números em relação à pesquisa passada, mantendo o seu posto sem apresentar problemas. As duas estações são rádios consideradas fortes em estrutura e competitivas pelo mercado radiofônico da região sul do país.
Enquanto as lideres apresentam evoluções, a Clube FM 101.5 permaneceu estável e a Massa FM 97.7 marcou um deslize mínimo, porém foi o suficiente para ser superada pela Jovem Pan 2 FM 103.9 no ranking comercial (seg. à sexta, 06-24h), mas mantém a quarta colocação geral nos demais filtros. Já a adulta Ouro Verde FM 105.5 teve sua audiência reduzida, porém nada que altere o expressivo resultado da FM em Curitiba.
A Mix FM 92.9 melhorou ligeiramente os seus números em relação ao período anterior. Foi constatada outra evolução importante no índice médio da Gospel FM 89.3. No horário comercial (06h-19h, todos os dias) a rádio superou a Transamérica Pop FM 100.3 e nos demais filtros ela melhorou seus números, estando à frente da CBN FM 90.1.
Nas últimas colocações gerais a Transamérica Light FM 95.1 reagiu e retoma a posição perdida para a Mundo Livre FM 93.9. A Lumen FM 99.5 teve sua audiência reduzida e perde posições no ranking geral. Na maioria dos filtros a diferença entre as três rádios é mínima.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.