Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010 @ 07:57
São Paulo – Emissora ajudará nos testes definitivos na escolha do padrão de rádio digital
A Cultura Brasil AM 1200 de São Paulo anunciou no final da semana passada que está transmitindo sua programação através do sistema digital. A diferença em relação às demais rádios que também estão servindo de testes na tecnologia, a AM paulistana está utilizando o padrão europeu, o sistema DRM. As demais rádios brasileiras estão testando o padrão norte-americano, o tão mencionado Iboc.
Segundo informações da própria emissora, as transmissões estão servindo de testes e os resultados serão estudados nos próximos meses. Nesse caso da Cultura Brasil AM está transmitindo normalmente em analógico e também no sistema DRM, transmissão esta que só pode ser captada através de receptores digitais, destinados ao padrão europeu. O padrão DRM está sendo avaliado no Brasil através de uma parceria entre a Fundação Padre Anchieta, o Ministério das Comunicações e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Recentemente o Tudo Rádio.com noticiou que a Cultura FM 95.1 de Uberlândia já estreou suas transmissões no padrão Iboc. Outras rádios brasileiras, inclusive grandes marcas de São Paulo, incluindo o Sistema Globo de Rádio, estão ou já testaram a tecnologia norte-americana. A escolha do padrão ainda está indefinida e não possui prazo oficial para a adoção e implantação de um sistema.
Acompanhe em breve mais detalhes sobre o rádio digital no país.
Colaboração de Carlos Massaro
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.