Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2024 @ 07:02
São Paulo - Marca inédita foi alcançada após um crescimento de 21% nos números de alcance da Antena 1, no consolidado entre terrestre e digital
A plataforma Extended Radio da Kantar IBOPE Media, que integra os universos on e offline por meio da tradicional medição realizada pela empresa e do monitoramento de streamings das emissoras, agora registra a Antena 1 FM 94.7 de São Paulo com o maior número já contabilizado nesse universo, que hoje abrange 60 emissoras em diferentes praças do país. No alcance consolidado, que agrega os números terrestres e digitais, a rádio de formato adulto-contemporâneo avançou 21%, atingindo mais de 5 milhões de ouvintes diferentes. Confira os detalhes:
A Antena 1 obteve 5,2 milhões de alcance consolidado, sendo 3,7 milhões provenientes do monitoramento digital de seu streaming de áudio e 1,5 milhão do alcance terrestre, ou seja, aquele obtido via 94.7 FM na Grande São Paulo. Na metodologia do Extended Radio, o sistema não considera duplicidades, entregando assim o número total de ouvintes sem repetição. Nesse contexto, é possível afirmar que a Antena 1 hoje é mais digital do que sua operação no dial FM da Grande São Paulo, que também permanece relevante (figurando entre os maiores valores da praça).
Esses dados referem-se ao período das 05h às 00h, todos os dias, sendo que no alcance digital a Antena 1 registrou um avanço de 14% em comparação com os dados anteriores, onde já liderava. Nos recortes por faixas horárias, no consolidado, a rádio de formato adulto-contemporâneo também lidera entre 05h-12h e 12h-18h. O mesmo ocorre na medição do alcance digital nessas faixas horárias. A emissora divulgou uma campanha sobre o resultado, veiculada a partir desta terça-feira (15).
Campanha da Antena 1 sobre o resultado obtido pela emissora no Extended Radio / reprodução
O segundo maior número da plataforma, também expressivo e indicando uma maior digitalização do consumo, pertence à Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes). A emissora mineira possui um alcance consolidado entre 05h e 00h superior a 4,6 milhões de ouvintes, sendo que 2,9 milhões vêm do digital e 1,7 milhão do terrestre, na Grande Belo Horizonte. No consolidado, a Itatiaia lidera na faixa noturna da plataforma Extended, das 18h às 24h.
Em ambos os casos, os números superam os valores obtidos pelo terrestre, sugerindo que essas emissoras romperam as barreiras geográficas do dial e passaram a ser consumidas em larga escala fora de suas praças de origem, mantendo, entretanto, um valor expressivo em suas sedes por meio do digital.
Já no alcance terrestre, a liderança geral na plataforma Extended Radio é da Band FM 96.1 de São Paulo (popular/hits), que também lidera na faixa da manhã (05h-12h). A JB FM 99.9 do Rio de Janeiro (adulto-contemporâneo), que possui o segundo maior número de alcance terrestre, lidera nas faixas das 12h-18h e 18h-24h.
O Extended Radio abrange um universo de 60 emissoras assinantes, ou seja, são estações que estão inclusas de forma paga na pesquisa regular feita pela Kantar IBOPE Media e também nessa plataforma, que é considerada uma novidade pelo mercado. Ele organiza emissoras de praças diferentes em um formato de ranking geral, além de dados mais específicos sobre o comportamento das emissoras. É importante para medir o consumo de streaming das emissoras, com a possibilidade de entender melhor a expansão desse tipo de áudio no Brasil.
Lançado no segundo semestre de 2021, a plataforma conta com uma interface simples e online, que possibilita a análise de dados de consumo tradicional e digital das emissoras e a visualização do número total de ouvintes e do tempo médio de consumo por faixas horárias, além de avaliar o desempenho da concorrência. O número de rádios aferidas é crescente: hoje são 60 emissoras, sendo que no final de 2023 eram 51 e no primeiro semestre do ano passado eram 35 estações.
+ Para crescimento em receitas de publicidade local, equipes de rádio precisam vender on e offline
Veja também:
> Extended: Digital impulsiona Antena 1 e Rádio Itatiaia; No geral, formato agrega 54% de alcance ao dial
> Rádio é ouvido por 79% da população no Brasil em 13 mercados monitorados pela Kantar IBOPE Media
> Uso de metadados e RDS pelas estações é vital para o rádio na busca por audiência e engajamento publicitário
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.