Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2024 @ 19:04
Ribeirão Preto - Primeiro boletim foi ao ar no dia 30 de setembro durante o Jornal da USP no Ar – Edição Regional
A Rádio USP FM 107.9 de Ribeirão Preto firmou uma parceria com o Grupo de Estudos Climáticos (Grec) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP para a produção do Boletim Climatológico Mensal, que vai ao ar no último dia útil de cada mês. O Grec é composto por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores que se dedicam ao monitoramento e análise das condições climáticas, tanto no Brasil quanto globalmente.
Fundado com o objetivo de investigar fenômenos climáticos e suas consequências, o grupo tem foco na previsão de eventos extremos, análise de tendências climáticas e na formulação de cenários futuros que orientam políticas públicas e estratégias de adaptação às mudanças climáticas. O grupo é coordenado pelo professor Tércio Ambrizzi, especialista em climatologia e mudanças climáticas, e pela professora Rosmeri Porfírio da Rocha, que tem suas pesquisas voltadas para meteorologia aplicada e eventos climáticos extremos.
Ambos possuem vasta experiência acadêmica e prática, além de integrarem projetos de cooperação nacional e internacional voltados para o clima. A equipe conta ainda com a coordenação discente de Paola Gimenes Bueno, doutoranda do IAG.
O primeiro boletim foi ao ar no dia 30 de setembro durante o Jornal da USP no Ar – Edição Regional, apresentado pelo doutorando Nilson Oliveira da Silva, membro do Grec, e pelo jornalista Ferraz Junior. O programa discutiu o impacto do inverno rigoroso, que registrou recordes de temperatura em várias partes do mundo, além de eventos climáticos extremos como secas e incêndios florestais.
Pesquisadores do Grupo de Estudos Climáticos do IAG-USP – Foto: Arquivo do Grec-IAG
No contexto brasileiro, foram mencionadas as altas temperaturas em Cuiabá e o baixo nível do Rio Madeira. O boletim também destacou a previsão para a primavera, que deve ser mais quente do que o normal, com condições desfavoráveis para chuvas em grande parte do Brasil, devido às anomalias térmicas nos Oceanos Atlântico e Índico. A única exceção é a região Sul, onde os sistemas frontais devem aumentar a chance de precipitação.
O Jornal da USP no Ar – Edição Regional é transmitido de segunda a sexta-feira, às 12h, pela Rádio USP em Ribeirão Preto, com produção e reportagens da equipe de jornalismo da emissora, sob a coordenação de Rosemeire Talamone e supervisão de Ferraz Junior. A apresentação é de Mel Vieira e Ferraz Junior, com suporte técnico de Luiz Fontana, Mario Brother e Gabriel Soares.
Com informações do Jornal USP