Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010 @ 14:06

Cidade FM espera ?virar o jogo? no inicio de 2010

Porto Alegre - Emissora espera recuperar posição perdida para a 104

Publicidade

O primeiro resultado de audiência divulgado em 2010 para a, até então, líder geral Cidade FM 92.1 não foi positivo. Após anos segurando a ponta na pesquisa do Instituto Ibope, a emissora popular controlada pelo Grupo RBS viu uma “nova” concorrente tomar sua posição no mercado de Porto Alegre. A Cidade segue investindo em ações para retomar o topo na capital gaúcha.

A 104 FM 104.1 é a atual líder de audiência no ranking geral do Instituto Ibope em Porto Alegre. Nos anos anteriores a briga ficava restrita a Eldorado FM 96.7 (que já liderou a pesquisa) e a Cidade FM (detentora da primeira posição nos últimos anos). Tanto a 104 como a Eldorado pertencem à Rede Pampa, concorrente direta da RBS no rádio, televisão e outros meios de comunicação.

A Cidade FM assumiu a liderança em 2008, após uma manobra audaciosa e estratégica da RBS. Na ocasião o grupo aproveitou as trocas de frequências impostas pela Anatel (órgão que fiscaliza e regulamenta a radiodifusão nacional) e inaugurou a Gaúcha FM 93.7 (conhecida em AM 600), extinguindo sua outra emissora popular, a Metrô FM 91.3. A Metrô, estação que estava bem posicionada na pesquisa do Ibope, teve parte de sua audiência transferida para os 92.1 FM, fortalecendo a Cidade. Naquela ocasião, atrações importantes da 91.3 migraram para a 92.1.

Vale lembrar que na época a rádio que operava em 91.3 FM foi alterada para 93.7 FM com base nas alterações técnicas da Anatel em Porto Alegre. Nesse caso a troca de frequência foi um dos pretextos que ajudaram a RBS a agir, favorecendo a Cidade e a Gaúcha. Nessa mesma situação a Atlântida também foi afetada pela troca, deixando os 94.1 FM para operar 94.3 FM, melhorando assim sua sintonia na capital e arredores.

Após dois anos de liderança a Cidade FM vê o crescimento de uma nova concorrente, a 104 FM (emissora que ocupava a terceira colocação geral de audiência e passou a ameaçar a posição da Eldorado, na época a segunda no ranking). A disputa está aberta e não existe uma previsão certeira para o que poderá acontecer na capital gaúcha.

A Cidade destaca suas ações promocionais e a interatividade com os ouvintes para recuperar a primeira colocação geral. Nos demais segmentos, a RBS detém as primeiras colocações: líder jovem com a Atlântida, líder no jornalismo com a Gaúcha (tanto em FM como no AM) e líder geral no mercado AM com a Farroupilha AM 680.

Já a Rede Pampa também vai bem, com a liderança geral em FM com a 104 FM, terceira colocação geral da Eldorado, o crescimento da Jovem Pan 2 FM 97.5, além da liderança entre as adultas musicais com a Continental FM 98.3.

Saiba mais sobre a Cidade FM (história, equipe, programação e ações) acessando http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/cidade

Clique aqui e confira a lista de rádios de Porto Alegre
 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.