Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 07 de Abril de 2025 @ 11:27

NAB Show 2025: Rádio AM/FM mantém liderança nos EUA e é principal fonte de áudio em carros, aponta Edison Research

Las Vegas (EUA) - Atualização do estudo Share of Ear reforça dados prévios sobre a força do AM/FM nos carros e destaca estabilidade entre públicos mais velhos

Publicidade

O rádio AM/FM segue como o meio de áudio de maior alcance nos Estados Unidos, segundo os dados mais recentes da Edison Research, divulgados no primeiro trimestre de 2025. De acordo com o estudo Share of Ear, 61% da população com 13 anos ou mais escuta rádio todos os dias, o que equivale a aproximadamente 174 milhões de pessoas. A liderança também se estende entre os jovens: 49% do público de 13 a 34 anos consome AM/FM diariamente. Os dados foram apresentados neste domingo (5), por Laura Ivey, diretora de pesquisa da Edison Research, em sua palestra no NAB Show 2025. O tudoradio.com cobre o congresso direto dos EUA, com os apoios da AMIRTBRLogic e da ASSERPE.

Os dados apresentados complementam um levantamento anterior divulgado pela Edison Research, que já apontava a recuperação da participação do rádio AM/FM no ambiente automotivo. A edição mais recente do estudo foi noticiada pelo tudoradio.com em fevereiro e indicava a retomada do meio frente ao crescimento de plataformas digitais nos veículos.

Mesmo com a liderança em alcance, os dados revelam uma queda gradual no consumo do meio ao longo dos anos. Em 2015, o rádio alcançava 74% da população com 13 anos ou mais. Em 2025, esse índice caiu para 61%. A retração é mais acentuada entre os jovens de 13 a 34 anos, cuja audiência caiu de 69% para 49% no mesmo período. Por outro lado, o público com 55 anos ou mais manteve estabilidade, com 69% de alcance em 2025.

O levantamento destaca que o rádio AM/FM continua sendo a principal fonte de áudio entre as plataformas com publicidade. Entre os norte-americanos com 13 anos ou mais, 61% escutam rádio todos os dias, frente a 22% que utilizam o YouTube, 21% que acompanham podcasts e 17% que acessam streaming com anúncios.

Outro dado relevante é que 64% do tempo total de escuta de áudio nos EUA é dedicado a plataformas com suporte publicitário. O restante (36%) é distribuído entre serviços pagos, músicas armazenadas e outras formas de consumo sem anúncios.

Mesmo com o crescimento de novas plataformas, o AM/FM é a fonte predominante para notícias e esportes em áudio. Do total de tempo gasto com notícias, 67% são consumidos via rádio. O segmento esportivo também apresenta 60% de participação. Já conteúdos de entretenimento, como talk shows e programas musicais, têm 33% de sua audiência no AM/FM.

Em termos de tempo total de escuta, o rádio AM/FM registrava 51% da participação em 2015, contra 35% em 2025. O crescimento das demais plataformas é liderado pelo streaming de música, que saltou de 14% para 22%. YouTube aparece com 10% e podcasts somam 6%. Entre os jovens de 13 a 34 anos, apenas 20% do tempo de escuta é dedicado ao rádio, enquanto os adultos de 55 anos ou mais representam 53%.

Em 2024, a distribuição dos minutos diários de escuta ao rádio refletiu esse envelhecimento da audiência: 22% vieram do público de 13 a 34 anos, 33% da faixa entre 35 e 54 anos e 45% dos ouvintes com 55 anos ou mais.

Mesmo assim, o alcance diário do rádio entre os jovens se manteve significativo. Entre os que têm entre 13 e 34 anos, 49% escutam AM/FM todos os dias, com maior incidência entre os homens (53%) do que entre as mulheres (46%). O tempo de escuta dessa audiência também caiu: entre os homens, foi de 30% em 2015 para 21% em 2025; entre as mulheres, de 36% para 19% no mesmo período.

Ambiente automotivo é pilar de consumo do AM/FM nos EUA

O rádio AM/FM segue como a principal fonte de áudio nos carros nos Estados Unidos. Segundo o Infinite Dial 2025, 74% dos motoristas e passageiros adultos relataram utilizar o rádio em seus veículos no mês anterior. O áudio online aparece na segunda posição (55%), seguido por podcasts (31%), SiriusXM (24%) e CDs (24%).

A faixa etária influencia diretamente os hábitos de escuta automotiva. Entre os adultos de 55 anos ou mais, 78% utilizam o rádio em seus carros. Já entre os jovens de 18 a 34 anos, esse número é de 54%, enquanto o áudio online atinge 84% dessa audiência.

Quando considerado o tempo total de escuta dentro dos carros, o AM/FM também lidera. Entre os que possuem 13 anos ou mais, 56% do tempo de consumo de áudio no carro é dedicado ao rádio tradicional. Na faixa de 35 a 54 anos, o índice sobe para 59%, chegando a 64% entre os maiores de 55 anos.

Outro ponto observado é o impacto dos sistemas automotivos. Entre os ouvintes que possuem CarPlay ou Android Auto, o rádio representa 46% do tempo de escuta no carro. Entre aqueles que não contam com essas tecnologias, o rádio é ainda mais dominante: 61% do tempo é dedicado ao AM/FM, contra apenas 11% para streaming de música.


Laura Ivey, durante sua apresentação no NAB Show 2025 / crédito: tudoradio.com

Relacionadas:
> Rádio AM/FM domina a escuta nos EUA e recupera participação no carro, aponta estudo da Edison Research
> Rádio é o meio mais confiável para os brasileiros entre todas as plataformas de informação, aponta pesquisa

Especial NAB Show 2025

cobertura especial do tudoradio.com no NAB Show 2025, que será realizado de 5 a 9 de abril no Las Vegas Convention Center, conta com a parceria da AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão)da BRLogic, empresa de tecnologia especializada em soluções digitais para emissoras de rádio, e também da ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco).

Clique Aqui para conferir todas as notícias relacionadas ao NAB Show 2025. A cobertura especial já acontece mesmo do evento, acompanhando as expectativas e preparativos, e seguirá após a feira, trazendo a repercussão dos principais temas debatidos no congresso.

Tags: Edison Research, rádio AM/FM, consumo de áudio, Estados Unidos, Share of Ear, Infinite Dial, rádio no carro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.