Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025 @ 06:49
Belém - Afiliada marca a estreia da Metropolitana FM em capital da região Norte do país. FM será operada pelo Grupo Marajoara de Comunicação
A rede de formato jovem/hits liderada pela Metropolitana FM 98.5 de São Paulo está prestes a estrear em mais uma importante capital brasileira. Trata-se da futura Metropolitana FM 100.5 de Belém, capital do Pará, fruto da parceria firmada com o Grupo Marajoara de Comunicação. De acordo com informações apuradas pelo tudoradio.com, a nova emissora está em processo de migração AM-FM, com a data de início das transmissões em 100.5 FM ainda a ser definida. Vale ressaltar que a Metropolitana FM tem avançado em sua expansão, com duas estreias recentes de destaque: a chegada da marca a Goiânia e a Aracaju.
Controlada pelo Grupo Marajoara de Comunicação, a futura 100.5 FM é resultado do processo de migração AM-FM da AM 1130, atualmente operando como Rádio Super Marajoara. A Rede Metropolitana FM Brasil, em conjunto com sua nova parceira na capital paraense, deverá anunciar em breve a data de estreia, que ainda depende da conclusão dos trâmites necessários para a transição do AM para o FM. Classificada como A3 em operação, a futura Metropolitana FM de Belém contará com cobertura regional de sinal.
“A chegada da Metropolitana FM a Belém representa um grande passo para a rede. Marca não só a entrada na região Norte, como também solidifica a presença da Metropolitana em capitais estratégicas e culturalmente diversas. Estamos muito felizes em contar com a parceria do Grupo Marajoara de Comunicação e confiantes de que a audiência local terá total identificação com a programação da Metropolitana. Belém tem uma cultura vibrante e uma população predominantemente jovem, que se conecta diretamente com a proposta da Metropolitana”, afirma Laianne Carneiro, diretora da rede Metropolitana FM Brasil.
Logotipo da futura Metropolitana FM de Belém
Belém está entre os principais centros populacionais e econômicos do país, com cerca de 1,4 milhão de habitantes e uma região metropolitana que ultrapassa 2,6 milhões de pessoas. Além disso, a capital paraense será destaque internacional neste ano de 2025, com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. O evento, que acontecerá em novembro, reunirá chefes de Estado e outras autoridades da comunidade internacional. Para sediá-lo, a cidade passou por investimentos em infraestrutura, que permanecerão como legado para a população local.
O Grupo Marajoara de Comunicação, tradicional no setor de radiodifusão paraense, também mantém a Rádio Mix FM 100.9 na capital, emissora que opera desde dezembro de 2011.
Expansão recente da Metropolitana FM
Belém será a terceira capital a receber uma afiliada da Rede Metropolitana, dando continuidade à expansão recente que levou a marca a Aracaju (SE), em dezembro passado, e, mais recentemente, à estreia de uma afiliada em Goiânia (GO), em fevereiro passado.
A Rede Metropolitana tem avançado rapidamente, com inaugurações em mercados estratégicos ao longo de 2024. Além de Aracaju, a rede já conta com afiliadas em Ribeirão Preto (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Santos (SP), consolidando sua presença em diferentes regiões do país. Recentemente também foi anunciada a futura Metropolitana FM 93.3 de Araguatins, interior de Tocantins.
O projeto de expansão da marca foi anunciado inicialmente em 2023 e começou a ser implementado no início de 2024, com a estreia da rede no interior paulista.