Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025 @ 16:29
São Paulo - Estudo global mostra que, apesar de ser percebido como pouco eficaz, o rádio entrega um dos maiores retornos publicitários entre todos os meios
Um novo levantamento realizado pela Nielsen colocou em evidência uma importante inversão de percepção no mercado publicitário global. Enquanto a maioria dos profissionais de marketing acredita que o rádio é a mídia menos eficaz entre os formatos tradicionais e digitais, os dados reais de retorno sobre investimento (ROI) revelam exatamente o oposto: o meio rádio ocupa a segunda colocação entre os mais eficazes em gerar retorno. Acompanhe os detalhes do estudo:
A constatação surgiu a partir da Pesquisa Global Anual de Marketing da Nielsen, que investigou a percepção de eficácia de diferentes meios de comunicação entre anunciantes e agências. Apesar do rádio ter sido apontado como o menos eficaz nesse ranking subjetivo, os benchmarks globais de ROI colocam o meio à frente de canais como vídeo online, display, search e CTV (Connected TV).
+ Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos
Retorno real supera percepção
Segundo a Nielsen, ao se reorganizar o ranking com base em dados reais de ROI, o rádio apresenta desempenho 30% superior ao do vídeo e display, e 70% maior em relação a search e CTV. Os resultados reforçam o posicionamento do rádio como uma ferramenta eficaz para marcas que buscam ampliar seus resultados com publicidade.
Além disso, a eficácia do meio é comprovada por estudos de caso reunidos na Biblioteca de Estudos de Caso da Katz, que detalha como o rádio contribui de forma mensurável para o desempenho de campanhas.
Com base nesses dados, o estudo da Nielsen reforça que os profissionais de marketing devem rever suas estratégias e considerar o rádio como um canal relevante e competitivo na composição de seus planos de mídia, deixando de lado percepções históricas subestimadas.
Estudos recentes reforçam a importância do alcance do rádio no retorno de investimento publicitário
Uma série de levantamentos analisados pelo tudoradio.com tem reforçado a relevância estratégica do rádio no atual cenário de mídia, especialmente quando o assunto é retorno sobre investimentos (ROI) em campanhas publicitárias. Em maio, uma análise publicada sob o título "Análise mostra que investimentos baixos no rádio geram resultados fracos no mix de mídia" destacou que campanhas com investimentos modestos no rádio tendem a apresentar desempenho inferior. O estudo revelou que o rádio amplia o alcance de forma eficiente e sua exclusão impacta diretamente os resultados.
Em junho, a publicação "Estudo aponta que rádio preenche lacuna deixada por TV e internet em alcance publicitário" mostrou como o rádio se tornou essencial para marcas que buscam atingir audiências mais amplas, preenchendo uma lacuna de cobertura em campanhas de comunicação.
Outra análise,"Com IA e novas métricas, áudio se posiciona como mídia mensurável e estratégica", destacou a digitalização do rádio e o uso de ferramentas que o tornam mais alinhado ao marketing de performance, reforçando sua relevância atual.
Em abril, o estudo "Com alta nos custos e concorrência global, rádio reforça posição estratégica no marketing automotivo" mostrou como o setor automotivo tem utilizado o rádio como solução eficaz frente à inflação nas mídias digitais, destacando sua cobertura regional e relação custo-benefício.
Já o levantamento "Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos" destacou a eficácia do rádio na construção de lembrança e associações de marca, contribuindo diretamente em campanhas de awareness.
E, mais recentemente, "Integração entre áudio e imagem amplia resultados de campanhas em rádio, streaming e plataformas digitais" debateu como a combinação de formatos potencializa o impacto das mensagens, com o rádio sendo protagonista em ambientes multiplataforma.
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Relacionadas:
> Dados reforçam a força do rádio no alcance, audiência e retorno sobre investimento publicitário
> O Rádio Hoje | Rádio é mensurável e, quando bem executado, entrega resultados para a publicidade, indica Nielsen
> Tendências | Planejadores de mídia acreditam na eficácia do rádio e 35% devem aumentar o investimento no meio
> Relatório global de ROI da Nielsen aponta que 50% dos planos de mídia enfrentam desafios na execução
> Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos
Com informações da Katz Radio Group e Nielsen