Sábado, 09 de Agosto de 2025 @ 07:34
Curitiba – Estação passa a contar com um sistema irradiante instalado no Pilarzinho; antes, o sinal da FM partia de Piraquara, na região metropolitana
Após três anos no ar operando a partir da região metropolitana, a Rádio Mix FM 98.3 de Curitiba estreou seu novo sistema de transmissão, agora instalado no ponto mais alto da capital paranaense. A mudança já era prevista pelo mercado nos últimos meses, mas começou a se concretizar no final do mês passado, sendo consolidada no último final de semana. Antes, a emissora operava a partir de Piraquara e, mesmo com áreas de sombra na capital, vinha registrando altas consecutivas em audiência e alcance. Agora, com o novo porte de sinal, a expectativa sobre o desempenho da estação no mercado é ampliada.
Desde sua estreia em Curitiba, a Rádio Mix FM vem alcançando novos patamares técnicos em sua operação. O primeiro avanço foi a mudança da classe A4 para A2 em março de 2023, ainda com a transmissão a partir de Piraquara, cidade de origem da estação. No último dia 24, após obter autorização para mudança de local, a emissora iniciou sua operação a partir do Pilarzinho, bairro que tradicionalmente abriga a maioria das torres de transmissão das FMs curitibanas, sendo o ponto de maior altitude da cidade.
Com a transferência para o Pilarzinho, o sinal da 98.3 FM foi significativamente alterado em toda a região, com destaque para Curitiba. Desde o início da operação experimental no novo local, ocorrida no final de julho, já era perceptível a melhora na cobertura. Com a consolidação da nova estrutura, a emissora praticamente eliminou os pontos de sombra em sua cobertura na área urbana de Curitiba, equiparando-se à maioria das FMs locais. A mudança foi registrada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.
Mesmo operando a partir de Piraquara — o que gerava áreas de sombra nas regiões mais densas da capital —, a Rádio Mix FM obteve bom desempenho de audiência, chegando a ameaçar uma entrada no top 10 em um mercado com mais de 30 FMs. Também figura entre os dez maiores alcances do rádio local, segundo dados da Kantar IBOPE Media (trimestre abril a junho de 2025). Além dos números, a emissora tem relevante presença comercial na cidade, contando com os principais anunciantes de rádio da praça, além de forte atuação promocional.
A 98.3 FM é uma estação originada da migração AM-FM da antiga AM 1270 e iniciou sua operação em setembro de 2020, então como Rádio Capital FM 98.3 (adulto-contemporâneo), já a partir de Piraquara, sob controle do GRPCOM. Em 2022, o grupo R4 Comunicação adquiriu o canal e implantou a Rádio Mix FM, inaugurada em 29 de março daquele ano.
Logotipo da Rádio Mix FM de Curitiba