Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 26 de Agosto de 2025 @ 06:41

Panorama: Atlântida, 102.3 FM e Jovem Pan FM avançam em Porto Alegre; Rádio Gaúcha segue líder isolada

Porto Alegre - Rádio Caiçara e Rádio 88,7 FM também ampliam seus índices; Rádio Guaíba segue avançando e União FM retorna ao top 15

Publicidade

Porto Alegre foi outro importante mercado que apresentou um quadro de grande concorrência entre rádios de diferentes formatos, considerando o ranking FM de audiência da pesquisa realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. Pelo menos sete rádios dentro do top 10 cravaram marcas bem próximas, o que aumenta a disputa entre elas. O mesmo vale para o complemento do top 15, mas no topo da pesquisa, no top 3, as líderes estão mais isoladas, ou seja, é a parte do ranking que está mais consolidada. No geral, o FM local registrou oscilação negativa em sua média em relação à pesquisa anterior. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2025):

Isoladas

O top 3 parece ser a parte da tabela mais consolidada quando o assunto é ranking FM de audiência. Melhor para a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), que segue hegemônica na Grande Porto Alegre em praticamente todas as principais métricas, como audiência e total de ouvintes únicos. A emissora está há mais de uma década como líder geral de audiência e, em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), segue em patamar historicamente elevado, com ampla vantagem para a sequência do ranking FM.

Na sequência, pela 35ª pesquisa consecutiva — ou seja, próxima de completar três anos nessa condição —, a Atlântida FM 94.3 (jovem/pop) sustenta a vice-liderança geral de audiência em Porto Alegre e, em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), faz isso de forma um pouco mais isolada do que nas pesquisas anteriores. A 94.3 FM avançou mais de 2,6% na medição e defendeu sua posição de destaque, além de manter um movimento de alta já visto como consistente na pesquisa passada.

Ela é acompanhada pela Rádio Caiçara FM 96.7 (popular), que a cada nova pesquisa avança um pouco mais em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). No atual levantamento, o movimento foi mais tímido, de 0,7%, mas suficiente para contrariar a tendência vista no meio e manter sua trajetória de alta. Isso fez com que a Caiçara abrisse mais vantagem para a sequência do ranking FM nos principais períodos de audiência.

Concorrência acirrada

A movimentação da audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da pesquisa tem reduzido as distâncias entre as emissoras que completam o top 5 e aquelas que compõem a sequência do top 10. Com isso, a 104 FM 104.1 (popular/sertanejo) segue em quarto lugar nos principais períodos da pesquisa, mas agora passa a ser seguida de muito perto pela Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo), cuja diferença entre as duas é inferior a 400 ouvintes por minuto.

Logo depois, a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits) também aparece um pouco mais próxima desse grupo devido à movimentação atual da audiência local, cuja distância para a 104 FM é de cerca de 2 mil ouvintes por minuto. E ela é seguida de muito perto pela Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativa-pop), que ganhou posição, obteve o maior crescimento percentual do top 10 ao avançar mais de 3% e ficou cerca de 400 ouvintes por minuto atrás da 92, o que também a aproxima do top 5.

Muito próxima da 102.3, a Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) aparece na sequência e apresentou uma variação positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), de quase 1%, sendo suficiente para ganhar uma posição no ranking FM em filtros gerais, tamanha a proximidade entre as estações. Ela está a menos de 1 mil ouvintes por minuto da 92. A sequência conta ainda com a Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) e a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes), completando o top 10 — sendo que a última está a menos de 1 mil ouvintes por minuto da 88,7 FM.

Também se destaca o desempenho expressivo da Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop). A emissora cravou uma alta de 7,9% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a fez avançar uma posição em filtros gerais e diminuir a distância que a separa do top 10. Trata-se da melhor condição de ranking FM já vista para a Jovem Pan FM em sua atual passagem pela Grande Porto Alegre. Ela tem a Rádio Mix FM 107.1 (jovem/adulto-pop) logo na sequência.

Mais destaques

Chama a atenção do meio local o avanço gradual da Rádio Guaíba FM 101.3 (jornalismo/esportes), que aos poucos vai conquistando novas posições dentro do top 15 de audiência. Agora, a emissora avançou mais um degrau ao crescer quase 14% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), diminuindo um pouco mais a distância que a separa das rádios à sua frente em filtros gerais. Ela é seguida de muito perto pela Rádio Eldorado FM 104.9 (popular/hits) e pela União FM 105.3 (adulto/alternativa), que retornou ao top 15 e cravou a maior alta percentual do grupo, de 17,6%.

Avanços de posição no top 10:
Rádio 102.3 FM: Subiu de 10º para 7º lugar (avançou 3 posições).
Rádio 88,7 FM: Subiu de 9º para 8º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 10:
Atlântida FM: Aumento de 2,69% na audiência.
Rádio Caiçara: Aumento de 0,72% na audiência
Rádio 102.3 FM: Aumento de 3,25% na audiência.
Rádio 88,7 FM: Aumento de 0,93% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - abril a junho/2025 (anterior) vs. maio a julho/2025 (atual).

Panorama anterior:
> Panorama: Rádio Gaúcha segue líder, Atlântida avança e Antena 1 ganha posições em Porto Alegre

+ Kantar IBOPE Media comunica mudanças na medição de audiência de rádio para 2025

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.


Vista panorâmica do horizonte urbano de Porto Alegre / Biblioteca Canva

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck
  • Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.