Terça-Feira, 26 de Agosto de 2025 @ 13:11
Vitória - Emissora é fruto de parceria entre a Ufes e a EBC e operará em 87.1 FM com programação voltada à comunicação pública
A futura UFES FM 87.1 de Vitória (ES), nova emissora pública da Universidade Federal do Espírito Santo, será oficialmente inaugurada nesta terça-feira (26), às 10h, em cerimônia aberta ao público no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, na capital capixaba. O projeto é fruto de uma parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e marca a adesão da instituição à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
A nova rádio ocupará o espaço anteriormente da Rádio Universitária FM, que teve suas operações encerradas em 2024, e chegará ao dial com proposta editorial renovada, mesclando conteúdo local com atrações da Rádio Nacional e da Rádio MEC. A programação será voltada à cultura, educação, cidadania e informação, com forte presença acadêmica e institucional.
“A parceria com a EBC é extremamente importante, porque o rádio é uma ferramenta muito poderosa de comunicação, que contribui para a difusão e a popularização do conhecimento produzido na Universidade e na sociedade, além de apoiar a formação dos estudantes do curso de Comunicação”, destacou o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro.
A emissora estará no ar em 87.1 FM, com transmissão em sistema moderno de 5.000 watts de potência, cobrindo Vitória e municípios vizinhos. O investimento na instalação foi de R$ 780 mil, viabilizado pela EBC, dentro da estratégia de fortalecimento da comunicação pública em todo o país.
Com isso, a UFES FM também se consolida como um polo regional da mídia pública, em articulação com as demais rádios da EBC e com a RNCP, promovendo a produção e difusão de conteúdo em rede e contribuindo para o fortalecimento do meio no Espírito Santo.
O acordo de cooperação entre a Ufes e a EBC foi assinado em outubro de 2023, em cerimônia realizada em Brasília com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, outras 30 universidades federais também formalizaram a adesão ao projeto por meio da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).
Com informações da UFES