Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2010 @ 14:05
Campinas – Parque de transmissão ainda não foi concluído
A futura Mix FM 101.1 de Campinas segue em fase final de montagem do seu parque de transmissão. Questões técnicas estão deixando o ritmo das obras mais lento, porém essa situação não atrapalha retorno da marca Mix à cidade, situação confirmada pela própria rede paulista. Os estúdios da emissora serão instalados no mesmo local da MixTV, veiculo controlado pelo mesmo grupo da Mix FM.
Os ouvintes e o mercado local estão ansiosos com a estréia da Mix em 101.1 FM desde o primeiro semestre de 2009, época que foi confirmada a aquisição da estação pela rede paulista. Até o ano passado a cidade recebia parcialmente o sinal da Rede Mix através de uma de suas primeiras afiliadas, a 97.5 FM (torre em Itupeva). A estação retransmitia o sinal da rede desde 2003 e possuía uma cobertura precária em Campinas.
O ano de 2010 começou com mudanças para o mercado de rádio jovem campineiro. A primeira delas foi a extinção da 89 FM para a estréia da sertaneja Nativa FM 89.3. Campinas ficou com duas rádios jovens totalmente direcionadas ao município e outras duas estações que cobrem a cidade. A estação mais beneficiada pela saída da 89 FM foi a Jovem Pan 2 FM 89.9. O fim da 89.3 como jovem também abre mercado para a futura Mix.
As duas emissoras jovens locais são: Educadora FM 91.7 (líder geral de audiência segundo o Instituto Ibope) e a Jovem Pan 2 FM 89.9. As duas “forasteiras” que possuem sinais locais na cidade são: Clip FM 88.7 de Indaiatuba (Grande Campinas) e Dumont FM 104.3 de Jundiaí.
A tendência é de aumento significativo na concorrência local, seja no público jovem como também em outros segmentos.
Não existe uma previsão oficial de estréia da Mix em Campinas, porém a intenção é que a 101.1 FM esteja no ar ainda neste semestre.
Clique aqui e veja a lista de FMs de Campinas
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.