Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 14 de Outubro de 2025 @ 06:43

Panorama: JBFM, Rádio Melodia e 93 FM avançam em audiência no Rio de Janeiro; FM O Dia segue líder

Rio de Janeiro - Transamérica e NovaParadiso FM também avançam e ampliam a disputa por colocações dentro do top 10

Publicidade

O mercado de rádio do Rio de Janeiro acompanhou na semana passada mais uma atualização da pesquisa que mostra como está o consumo do meio na praça. A medição regular da Kantar IBOPE Media trouxe boas notícias, já que o FM local cresceu tanto em audiência quanto em alcance, ampliando assim o seu total de ouvintes únicos. O avanço foi motivado pela variação positiva vista nos índices de emissoras de diferentes formatos de programação. Também chama a atenção a grande proximidade entre três concorrentes no complemento do top 10 de audiência. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2025):

Top 3 sem mudanças

Quando o assunto é a configuração do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), não houve mudanças no top 3. Melhor para a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits), que cravou uma marca muito próxima daquela registrada na medição anterior, se mantendo acima de 200 mil ouvintes por minuto nos principais períodos da pesquisa, além de um alcance que segue superando a marca de 3 milhões de ouvintes únicos no Grande Rio de Janeiro. Esses números mantêm a FM O Dia isolada na ponta e como o canal FM de maior audiência e alcance do país.

Vinda de uma alta consistente na pesquisa anterior, a JB FM 99.9 teve mais um movimento positivo no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros gerais da pesquisa, o que a mantém mais próxima do topo do ranking FM do que da sequência da medição. A 99.9 FM também segue isolada como maior volume de audiência para uma FM de formato adulto-contemporâneo no país, avançando também em alcance no Grande Rio de Janeiro, onde passa a estar com mais de 2,45 milhões de ouvintes únicos.

Destaque para o avanço na média da Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a mantém consolidada no top 3 de audiência no Rio de Janeiro, além de figurar como a maior audiência de formato gospel no FM brasileiro para uma mesma estação. A afirmação também vale para o alcance da 97.5 FM, que cresceu em relação aos dados anteriores e agora registra uma marca superior a 1,64 milhão de ouvintes únicos no Grande Rio de Janeiro.

Mudanças no top 5

A novidade no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) fica pelo retorno da 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) ao top 5 nos principais períodos da pesquisa. Isso ocorre após três medições consecutivas, com a 93 FM apresentando uma alta superior a 10% em filtros gerais na pesquisa atual, em comparação com o dado anterior. Ou seja, quando o assunto é avanço de audiência, a 93 FM foi o principal destaque da pesquisa. E em alcance, a 93.3 FM também cresceu, agora registrando uma marca acima de 1,03 milhão de ouvintes únicos no Grande Rio de Janeiro.

Antes, a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) segue posicionada de forma isolada em quarto lugar geral no ranking FM do Rio de Janeiro, considerando os principais períodos da pesquisa. A FM também detém o quarto maior volume de audiência entre as FMs brasileiras, considerando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E em alcance, a 96.5 FM está no top 5 nesse quesito no Grande Rio de Janeiro, registrando mais de 1,48 milhão de ouvintes únicos.

A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) segue posicionada próxima do top 5 nos principais períodos da pesquisa, o que inclui o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de boa vantagem para a sequência do ranking FM. Já em alcance, a 98.1 FM segue com o terceiro maior valor do Grande Rio de Janeiro, hoje com 1,71 milhão de ouvintes únicos.

Mais destaques

A Rádio Mix FM 102.1 (jovem/adulto-pop) segue estável na sétima colocação geral nos principais períodos da pesquisa, o que a mantém na liderança entre as FMs de seu formato. A emissora registrou uma marca muito parecida com o número visto na pesquisa anterior, considerando filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em alcance, a Rádio Mix FM segue como o sexto maior número do Grande Rio de Janeiro, registrando hoje mais de 1,07 milhão de ouvintes únicos.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), chama a atenção a grande proximidade entre três FMs no complemento do top 10 de audiência. Emissoras como Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-esportes) e NovaParadiso FM 89.5 (adulto-contemporâneo) avançaram em audiência na comparação com a pesquisa anterior, com destaque para a 89.5 FM, que cresceu mais de 5%. Isso aproximou as duas FMs da Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop), que segue à frente em filtros gerais. Para se ter uma ideia dessa concorrência, a distância entre a oitava e a décima colocadas é inferior a 2 mil ouvintes por minuto.

A Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo) está logo na sequência, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora registrou uma marca de audiência muito parecida com a medição anterior e apontou crescimento em alcance. Aqui vale uma observação: o complemento do top 10 conta com pelo menos três mudanças recentes que devem impactar a dinâmica do ranking FM para as próximas pesquisas: a NovaParadiso FM ainda é uma novidade originada em março passado, a Antena 1 unificou sua grade com a rede de mesmo nome no mês passado e, ontem (13), a Transamérica passou a se chamar TMC, adotando um formato jornalístico/esportes.

Com uma alta acima de 5%, a BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes) ganhou uma posição na comparação com a pesquisa anterior em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), crescendo também em alcance. Ela tem a CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) na sequência, que também ganhou uma posição em filtros gerais na comparação com a medição anterior. A Band FM 91.1 (popular/hits), novidade no Rio, aparece logo na sequência, com uma marca muito similar ao número registrado pela CBN, com definição nos detalhes.

Após uma diferença considerável, o top 15 entre as assinantes da pesquisa segue completado pela Tribuna FM 88.5 (jovem/adulto-pop), emissora tradicional que avançou mais de 4% e, apesar de tradicional no dial fluminense, é uma das novidades na pesquisa. Ela é seguida de perto pela Maravilha FM 96.9 (religiosa/gospel), que também é uma novidade no mercado do Grande Rio de Janeiro e região serrana. A Rádio Nacional FM 87.1 (pública/popular-esportes) avançou e ganhou uma posição no ranking FM, estando próxima do grupo iniciado pela Tribuna. E a MEC FM 99.3 (pública/música clássica) aparece logo a seguir.

Avanços de posição no top 15:
93 FM: Subiu de 6º para 5º lugar (avançou 1 posição).
BandNews FM: Subiu de 13º para 12º lugar (avançou 1 posição).
CBN: Subiu de 14º para 13º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 15:
JBFM: Aumento de 0,25% na audiência.
Rádio Melodia: Aumento de 0,53% na audiência.
93 FM: Aumento de 10,38% na audiência.
Transamérica: Aumento de 1,89% na audiência.
NovaParadiso FM: Aumento de 5,24% na audiência.
BandNews FM: Aumento de 5,30% na audiência.
Tribuna FM: Aumento de 4,18% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais -  junho a agosto/2025 (anterior) vs. julho a setembro/2025 (atual).

Panorama anterior:
> Panorama: JBFM e Positividade FM avançam em audiência; FM O Dia segue líder geral no Rio de Janeiro

+ Kantar IBOPE Media comunica mudanças na medição de audiência de rádio para 2025

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) ou 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 32 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.


Vista para a Zona sul carioca, com o Morro do Sumaré no horizonte, no Rio de Janeiro / crédito: depositphotos.com

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Rio de Janeiro, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck
  • Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.