




Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2025 @ 06:47
Rio de Janeiro - JBFM segue isolada na vice-liderança; Rádio Melodia e 93 FM também apresentam altas de audiência
O rádio fluminense acompanhou nesta segunda-feira (10) mais uma atualização da pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, esta que mostra como está o consumo de rádio no Rio de Janeiro e em sua região metropolitana. No geral, o FM viu uma ligeira oscilação negativa na sua média de ouvintes por minuto, mas manteve a tendência de crescimento em alcance, com avanço no total de ouvintes únicos concentrados no meio. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2025):
Sem mudanças no topo
A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) segue como o canal em FM de maior audiência do país, com mais de 193 mil ouvintes por minuto em períodos gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a mantém na liderança geral. São mais de três anos e oito meses consecutivos nessa condição no Rio de Janeiro, considerando os principais períodos da pesquisa. E em alcance, a 100.5 FM também continua na liderança geral, seguindo acima de 3 milhões de ouvintes únicos, sendo esse o maior número para uma FM no país.
Na sequência, a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) aparece na vice-liderança geral de audiência, posição esta que é mantida de forma consecutiva pela emissora há 1 ano, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E ao cravar uma marca muito próxima da pesquisa anterior, a 99.9 FM viu diminuir a distância que a separa da atual líder geral em filtros gerais. Em alcance, a JBFM segue evoluindo, agora com 2,49 milhões de ouvintes únicos.
A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) também segue consolidada como uma das três maiores audiências do FM brasileiro, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na comparação com a pesquisa anterior, a 97.5 FM registrou uma variação positiva de audiência, mantendo boa vantagem para a sequência do ranking FM nos principais períodos da pesquisa. Em alcance, a Melodia avançou, agora com 1,67 milhão de ouvintes únicos.
Destaque para a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes), que apresentou a maior variação positiva de audiência do top 5, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a mantém como o quarto maior volume de audiência para uma FM no país, além de boa vantagem para a sequência do ranking FM. Em alcance, a 96.5 FM está com 1,48 milhão de ouvintes únicos no Grande Rio.
A 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) também apresentou uma variação positiva de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a ajudou a manter sua posição no top 5 de audiência em filtros gerais da medição. E em alcance, a 93.3 FM segue acima do corte de 1 milhão de ouvintes únicos neste quesito, com o sétimo valor nesse tipo de ranking FM no Rio.
E a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) segue próxima do top 5 em períodos gerais, o que inclui o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O principal destaque para a 98.1 FM segue no alcance, já que nesse quesito a emissora está no top 3 geral ao registrar mais de 1,73 milhão de ouvintes únicos no Rio de Janeiro e região metropolitana.
Mais destaques
A Rádio Mix FM 102.1 (jovem/adulto-pop) continua isolada na sétima colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, com uma marca muito parecida com a observada na medição passada. E em alcance, a 102.1 FM avançou, com 1,11 milhão de ouvintes únicos no Grande Rio de Janeiro, tendo assim o sexto maior valor do mercado fluminense.
A sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é de emissoras que registraram altas expressivas: a Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) cravou um crescimento acima de 7% em filtros gerais, assegurando assim a oitava maior audiência do mercado fluminense. E ela passa a ser acompanhada pela NovaParadiso FM 89.5 (adulto-contemporâneo), que também teve uma alta superior a 7%, fazendo com que a emissora avançasse uma colocação dentro do top 10.
A Transamérica / TMC FM 101.3 (jornalismo/esportes) completa o top 10 de audiência nos principais períodos da pesquisa, com alta de quase 3% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que a mantém próxima do grupo iniciado pela Positividade FM no ranking FM. Vale lembrar que a pesquisa atual abrange apenas três semanas da 101.3 FM como TMC. E a Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo), que também teve mudança em sua grade, também ampliou sua média de audiência e aparece na sequência.
Emissoras como BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes), CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) e Band FM 91.1 (popular/hits) continuam com médias relativamente próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Esse grupo segue mais próximo da Antena 1 do que da sequência do ranking FM em períodos gerais.
E a Tribuna FM 88.5 (jovem/adulto-pop) segue completando o top 15 de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida por MEC FM 99.3 (pública/música clássica), que teve um avanço de 11% e ganhou duas posições, Rádio Nacional FM 87.1 (pública/esportes-popular) e Maravilha FM 96.9 (religiosa/gospel).
Avanços de posição no top 15:
NovaParadiso FM: Subiu de 10º para 9º lugar (avançou 1 posição).
Tendências de aumento na audiência no top 15:
Rádio Melodia: Aumento de 0,32% na audiência.
Super Rádio Tupi: Aumento de 3,13% na audiência.
93 FM: Aumento de 0,53% na audiência.
Positividade FM: Aumento de 7,10% na audiência.
NovaParadiso FM: Aumento de 7,02% na audiência.
Transamérica / TMC: Aumento de 2,98% na audiência.
Antena 1: Aumento de 0,89% na audiência.
Tribuna FM: Aumento de 0,04% na audiência.
Referência: 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais - julho a setembro/2025 (anterior) vs. agosto a outubro/2025 (atual).
Panorama anterior:
> Panorama: JBFM, Rádio Melodia e 93 FM avançam em audiência no Rio de Janeiro; FM O Dia segue líder
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) ou 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 32 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio do Grande Rio.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Vista panorâmica do Rio de Janeiro / crédito: depositphotos.com


