




Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2025 @ 06:46
São Paulo - Evento remarcado para janeiro comemora os 90 anos da AESP em meio ao crescimento das FMs paulistas e contará com transmissões ao vivo, estúdios, shows e participação de dezenas de emissoras
Foi remarcado para janeiro o Festival do Rádio e da Televisão Paulista. A AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) confirmou ontem (9) a nova data do evento, que iria ser realizado no próximo final de semana. O motivo é a previsão de tempo instável em São Paulo, devido aos efeitos do Ciclone Extratropical que atinge as regiões Sudeste e Sul do país. A programação com a reunião histórica das emissoras de rádio e TV seguirá no formato previsto, mas nos dias 24 e 25 de janeiro, coincidindo com o aniversário da capital paulista. E essa união de rádios e grupos concorrentes, chamada de Festival do Rádio e da Televisão Paulista, ocorrerá em um momento especial para o meio, que viu um crescimento no número de ouvintes únicos concentrado nas emissoras nas pesquisas mais recentes da Kantar IBOPE Media, sendo também alusivo aos 90 anos da AESP.
Hoje, na Grande São Paulo, são 17 FMs cujo alcance supera a marca de 1 milhão de ouvintes únicos, quadro que deixa explícito o impacto do rádio na vida cotidiana da população, com cada estação conquistando números que as colocam entre os maiores canais de comunicação em alcance do mundo. Isso é resultado da relevância dos projetos executados pelas emissoras e do tamanho do mercado da Grande São Paulo, um dos maiores do mundo.
Esse dado de alcance é histórico e constante, patamar que tem sido comum nos últimos quatro anos, quando o meio oscila no número atual e chega a picos de 18 estações nessa condição. Para efeito de comparação, há uma década era comum ter até 12 emissoras em FM nessa mesma situação. E é esse desempenho que será novamente utilizado para mobilizar a população em um festival aberto ao público no Parque Villa-Lobos, fato que deverá causar uma grande procura por parte dos ouvintes, com as emissoras já engajadas na divulgação da programação para este final de semana.
De acordo com a AESP, o festival transferido para janeiro contará com palco de apresentações, exposição histórica, estúdio para entrevistas ao vivo, além de espaço gastronômico e outras atividades que destacam a contribuição do rádio e da TV paulista para a sociedade. Dezenas de emissoras confirmaram presença no festival, contando com equipes e profissionais que irão participar do evento, inclusive com transmissões especiais a partir do Villa-Lobos.
Esse tipo de união do rádio, com emissoras concorrentes atuando como parceiras, já ocorreu em São Paulo e sempre foi recebido como um fato de grande relevância e repercussão. Uma delas foi a festa “Rádio + 100 anos”, realizada em 2022 pelas emissoras e a AESP, evento voltado ao mercado que contou com cerca de 2.500 pessoas, que são profissionais de mídia e de comunicação. A partir disso, foram realizados uma série de eventos abertos ao público para comemorar o centenário do meio, sempre unindo as emissoras de rádio. Inclusive houve a inauguração do Bulevar do Rádio, na região da Avenida Paulista, em 2024.
O Festival do Rádio e da Televisão Paulista faz parte das comemorações pelos 90 anos da AESP, entidade reconhecida como a primeira do setor no Brasil, fundada em 1935. A associação tem reforçado que segue empenhada na representação das emissoras paulistas, incentivando boas práticas, sustentabilidade e a valorização do rádio e da televisão como meios de informação, educação e entretenimento. “Comemoramos o passado com gratidão, celebramos o presente com entusiasmo e olhamos para o futuro com confiança”, conclui a entidade.

Comunicado da AESP sobre a mudança de data do Festival do Rádio e da Televisão Paulista
Relacionadas:
> Festival do Rádio e da Televisão Paulista da AESP destaca união das emissoras em evento no Parque Villa-Lobos
> Metropolitana FM se junta à Band FM, Jovem Pan FM e Alpha FM entre as FMs com mais de 2 milhões de ouvintes únicos em São Paulo
> Rede especial “Rádio 100 anos” une 30 estações em São Paulo; evento no MIS presta homenagens
> Reunião histórica de rádios em São Paulo movimenta o mercado publicitário e tem foco no futuro
> Bulevar do Rádio: São Paulo inaugura novo espaço para pedestres e atividades culturais na Avenida Paulista


