




Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2025 @ 06:43
Rio de Janeiro – Rádio Melodia e 93 FM também evoluem em audiência em filtros gerais; BandNews FM crava maior alta percentual da pesquisa
O Rio de Janeiro também acompanhou, na última quarta-feira (10), a divulgação da mais recente pesquisa da Kantar IBOPE Media, que mostra como está o consumo de rádio na capital fluminense e na região metropolitana. E o meio local segue oscilando de forma negativa na média geral de audiência, mas desacelerou esse movimento, registrando um número muito próximo daquele visto na pesquisa anterior. E várias FMs ignoraram essa tendência. Trata-se da última atualização da medição a ser conhecida em 2025. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2025):
Concorrência no topo
A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits), que aparece como líder geral de audiência nos principais períodos da pesquisa desde março de 2022, segue na ponta no Rio de Janeiro na média de ouvintes por minuto e também em alcance. A 100.5 FM também continua com o maior volume de audiência para uma FM no país, acima de 187 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de um alcance que está acima de 2,98 milhões de ouvintes únicos no Grande Rio de Janeiro.
Agora, a novidade: a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) apresentou mais uma alta de audiência e, esse fato, posicionou a emissora bem próxima da atual líder geral nos principais períodos da pesquisa. É a menor distância vista entre as duas rádios nos últimos anos, não chegando a 2 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), algo muito pequeno para o volume de audiência das líderes. Em alcance, a 99.9 FM também é destaque, hoje com mais de 2,48 milhões de ouvintes únicos, sendo o terceiro maior valor para uma FM no país.
E a sequência do topo do ranking FM é de altas: a Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) também cresceu na pesquisa atual, evoluindo mais de 1% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ou seja, manteve o ritmo positivo em sua média já observado na pesquisa anterior. Isso a mantém isolada como o terceiro maior volume de audiência do Rio de Janeiro e também do FM brasileiro. Em alcance, a 97.5 FM está com 1,67 milhão de ouvintes únicos.
O maior crescimento absoluto da pesquisa foi visto nos números da Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes). Com uma alta superior a 5% em períodos gerais, a FM se tornou o quarto maior volume de audiência para uma FM no país, se isolando ainda mais em sua colocação no ranking FM do Rio de Janeiro. A emissora, que já vinha de alta na pesquisa anterior, também teve uma boa evolução no alcance, avançando para mais de 1,52 milhão de ouvintes únicos no Grande Rio de Janeiro.
Outra emissora que vinha de alta e repetiu essa tendência na pesquisa atual foi a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel). A emissora teve o segundo maior crescimento do top 5 em filtros gerais, crescendo próximo de 4% na comparação com os dados anteriores. Isso a deixa mais segura dentro do top 5 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E, em alcance, a 93 FM também cresceu, agora com 1,05 milhão de ouvintes únicos.
A Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) segue como a emissora mais próxima do top 5 em períodos gerais. A estação continua como o terceiro maior alcance do rádio do Rio de Janeiro, registrando uma marca próxima de 1,69 milhão de ouvintes únicos.
Já a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/adulto-pop) segue isolada como a sétima maior audiência do Rio de Janeiro e região metropolitana, além de continuar como o sexto maior alcance do mercado, registrando hoje 1,11 milhão de ouvintes únicos.
Mais destaques
O maior crescimento percentual do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ficou com a NovaParadiso FM 89.5 (adulto-contemporâneo), emissora que cravou uma alta acima de 6% na comparação com a pesquisa anterior. Isso foi o suficiente para a estação assumir a oitava colocação no ranking FM de audiência, além de diminuir a diferença que a separa da Rádio Mix FM, que está à frente. Trata-se do melhor resultado da NovaParadiso no dial, projeto iniciado em março deste ano. E a 89.5 FM já vinha de forte alta na pesquisa anterior.
A Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) aparece na sequência em filtros gerais, seguida de perto pela Transamérica / TMC FM 101.3 (jornalismo/esportes, com a pesquisa pegando apenas metade do período com a nova marca), emissoras que completam o top 10 em períodos gerais. E a movimentação da audiência local aproximou a Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo) desse grupo em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Destaque para a BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes), emissora que cravou a maior alta percentual entre as assinantes da pesquisa, com um crescimento superior a 12% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso fez com que a estação ficasse um pouco mais distante das emissoras que estão na sequência e também diminuísse a diferença para as rádios que completam o top 10.
A CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) também teve uma boa alta percentual de audiência em períodos gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), crescendo mais de 5% na comparação com os dados anteriores. Ela é seguida pela Band FM 91.1 (popular/hits), uma das novidades no mercado local em 2025.
Ainda distante da 14ª colocada, mas o movimento da Rádio Nacional FM 87.1 (pública/esportes-popular) chama a atenção: cresceu mais de 8% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), fato que a fez avançar duas colocações em períodos gerais, passando a compor o top 15 carioca. Ela é seguida de perto pela Tribuna FM 88.5 (jovem/adulto-pop), MEC FM 99.3 (pública/música clássica) e Maravilha FM 96.9 (religiosa/gospel).
Panorama anterior:
> Panorama: Super Rádio Tupi, Positividade FM e NovaParadiso avançam em audiência; FM O Dia segue líder no Rio de Janeiro
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) ou 05h-00h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 32 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio do Grande Rio.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Vista panorâmica para o centro do Rio de Janeiro / Biblioteca Canva


