Sábado, 06 de Março de 2010 @ 10:02
São Paulo – Emissora segura a Jovem Pan 2 e supera a 89 FM
Conforme citado anteriormente, a pesquisa do Instituto Ibope relacionada às audiências das FMs paulistanas (pesquisa Instituto Ibope, Dez./2009 à Fev/2010, todos os dias e lugares, 05h-00h), demonstrou uma leve queda do mercado de rádio em relação a pesquisa anterior, situação considerada normal. O segmento jovem apresentou recuos, porém a Metropolitana FM 98.5 não acompanhou essa tendência.
A Metropolitana apresentou uma melhora seus números gerais em relação ao período anterior. Isso ajudou a rádio a fugir do empate técnico com a 89 FM 89.1. Com o resultado a Metropolitana assume a vice-liderança geral nos filtros geral e comercial. As rádios 89 e Jovem Pan 2 FM 100.9 diminuíram suas médias de ouvintes por minuto. O maior deslize foi da líder no segmento jovem, a Mix FM 106.3.
As três rádios (Metropolitana, 89 e Jovem Pan 2) estão com médias entre 80 a 90 mil ouvintes por minuto no filtro geral. Isso demonstra a forte concorrência no segmento e a possibilidade de resultados diferentes nos próximos meses. Essa situação fortalece o segmento jovem de São Paulo. Já a Mix segue mais distante de suas principais concorrentes, mesmo com o forte deslize apresentado na pesquisa atual. As rádios Kiss FM 102.1, Energia 97 FM 97.7 e Transamérica Pop FM 100.1 apresentaram leves recuos, permanecendo estáveis na pesquisa geral.
Entre as adultas a Alpha FM 101.7 segue entre as 10 mais ouvidas de São Paulo e com ampla vantagem em relação a suas concorrentes. Essa situação não impediu um leve recuo em sua média geral. A rádio que mais caiu em relação ao período anterior foi a Nova Brasil FM 89.7. Quem comemora o bom desempenho na pesquisa é a Antena FM 94.7, outra rádio que não acompanhou a tendência de queda apresentada pelo mercado em geral.
Na semana que vem você confere mais detalhes sobre a pesquisa e também a briga no segmento adulto.
Clique aqui e veja a lista de FMs de São Paulo
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.