




Terça-Feira, 30 de Dezembro de 2025 @ 13:14
Belo Horizonte - Nova rádio é originada da migração AM-FM da AM 610, que poderá operar em FM 99.5 a partir do próximo ano
O Grupo Itatiaia, responsável pela Rádio Itatiaia FM 95.7 de Belo Horizonte e considerado um dos maiores grupos de rádio em audiência no país, prepara o lançamento de uma nova emissora com foco no formato sertanejo. O canal será implantado na capital mineira e terá programação dedicada ao gênero musical mais consumido do Brasil. A informação foi veiculada de forma extraoficial no fim de semana e, nesta segunda-feira (29), a assessoria de imprensa do grupo emitiu uma nota sobre o assunto. Segundo apuração do tudoradio.com, a expectativa é de que o novo projeto opere em FM 99.5, situação que ainda será definida.
Segundo a nota da assessoria do grupo, o projeto nasce com ambição de grande alcance, aproveitando a força da marca Itatiaia, que atualmente conta com uma rede de cerca de 90 emissoras afiliadas em Minas Gerais. O objetivo é estruturar uma operação com vocação estadual e nacional, utilizando Belo Horizonte como base de expansão. A intenção da Itatiaia em ter uma FM sertaneja chegou a ser noticiada em veículos como Exame, Folha de S.Paulo e O Antagonista.
De acordo com o comunicado, a movimentação da Itatiaia reforça a tendência de diversificação de portfólio das grandes redes de rádio, mirando o segmento musical sertanejo, líder absoluto de consumo no país, conforme apontado por estudos recentes. Executivos do grupo veem uma “avenida aberta” no mercado para esse formato, o que motivou o investimento no novo canal.
Vale lembrar que o formato sertanejo é dominado atualmente pela Liberdade FM 92.9 em Belo Horizonte, emissora tradicional de Minas Gerais e que está entre as maiores audiências do segmento no país. E, mais recentemente, o mercado local também passou a contar com a Nova Sertaneja FM 94.5, implantada em 2024, que está com uma audiência crescente na Grande Belo Horizonte. O novo projeto da Itatiaia deverá competir diretamente com essas estações.
O novo canal está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2026, com estreia alinhada ao calendário das festas juninas e dos grandes rodeios, períodos que tradicionalmente geram maior engajamento entre ouvintes do gênero, afirma o texto. O investimento na nova emissora é tratado nos bastidores do mercado mineiro como milionário. Em janeiro, já deverá ser confirmada a utilização da sintonia FM 99.5, uma mudança no processo de migração AM-FM da tradicional AM 610, que hoje opera em conjunto com a Rádio Itatiaia FM 95.7. A ida para o FM estava inicialmente prevista para a frequência FM 83.5.
O texto da assessoria do grupo mineiro informa também que, com 74 anos de atuação, a Rádio Itatiaia construiu sua reputação como referência em jornalismo, esportes e entretenimento, sendo considerada a emissora mais ouvida do Brasil, de acordo com dados da Kantar IBOPE Media. Agora, o grupo afirma que aposta nesse capital simbólico e institucional para lançar uma nova marca voltada ao público sertanejo. O Grupo Itatiaia pertence ao empresário Rubens Menin, também acionista da CNN Brasil, e tem ampliado sua presença no mercado de comunicação, incluindo movimentações para novos formatos e públicos.



