Segunda-Feira, 08 de Março de 2010 @ 17:50
Brasília – Proposta visa coibir uso do serviço por entidades que não atendem exigências
Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que impede a criação de fundações e associações que tenham finalidade exclusiva de explorar o serviço de radiodifusão comunitária. De autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a proposta restringe a concessão de licença a entidades existentes há pelo menos seis meses.
De acordo com o senador, a proposta pretende evitar o uso do serviço por entidades que não estejam voltadas aos "fins para os quais a radiodifusão comunitária foi criada". De acordo com a lei original do tema, aprovada em 1998, entende-se por rádio comunitária as emissoras de baixa potência e alcance, que tenham por finalidade divulgar informações e prestar serviços em determinados bairros e comunidades.
O projeto do senador (PL-6761/10) não altera o princípio da lei original, que permite a exploração do serviço por entidades e associações sem fins lucrativos, sediadas na própria comunidade e dirigidas por brasileiro nato ou naturalizado há pelo menos 10 anos. A proposta segue em caráter conclusivo na Casa e será analisada elas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informativa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Portal Imprensa
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.