Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 02 de Junho de 2026 @ 09:23

Rede Legislativa promove encontro em Brasília para discutir TV 3.0, expansão de canais e futuro da radiodifusão pública

Brasília - Evento promovido pela Câmara dos Deputados discutirá TV 3.0, expansão da Rede Legislativa, rádio, eleições, redes sociais e novas tecnologias para emissoras públicas.

Publicidade

A Câmara dos Deputados está com inscrições abertas para o Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2026: de Olho no Futuro, que será realizado entre os dias 10 e 12 de junho, em Brasília. O evento reunirá representantes de câmaras municipais e assembleias legislativas parceiras para debater temas estratégicos relacionados às emissoras legislativas, com destaque para a chegada da TV 3.0, a ampliação da cobertura da Rede Legislativa e o fortalecimento da radiodifusão pública no país.

O encontro conta com apoio do Senado Federal, Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), EAD/Seja Digital e da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). O principal tema da programação do primeiro dia será a TV 3.0, tecnologia que representa a próxima geração da televisão aberta brasileira. Além de um painel explicativo sobre o novo sistema, está prevista uma demonstração experimental da tecnologia, que promete integrar canais de radiodifusão e plataformas de streaming em uma mesma experiência para o telespectador.

Ainda no primeiro dia, os participantes acompanharão debates sobre gestão, programação e intercâmbio de conteúdo entre emissoras legislativas, além de relatos de experiências de parceiros da Rede Legislativa. Também serão apresentadas atualizações sobre o Programa Brasil Digital, iniciativa coordenada pelo Ministério das Comunicações com apoio da Anatel para ampliar a presença das emissoras da Rede Legislativa e da Rede Nacional de Comunicação Pública.

Programação inclui rádio, redes sociais e eleições

No segundo dia, a programação será voltada a temas ligados ao cotidiano operacional das emissoras. Entre os assuntos previstos estão legislação eleitoral e cobertura das eleições, estratégias para atuação em redes sociais, transmissões das assembleias legislativas, manutenção do Programa Digitaliza Brasil e o desenvolvimento da rede da Rádio Câmara. Também serão discutidas ações de promoção, engajamento e fortalecimento da visibilidade das emissoras legislativas, além de questões relacionadas à padronização de marca e grade de programação da Rádio Câmara.

Minicursos encerram programação

A programação será concluída na manhã do dia 12 de junho com a realização de quatro minicursos, desenvolvidos em parceria com a TV Senado, que completa 30 anos de atividades em 2026. Os participantes poderão se inscrever em até duas atividades, desde que realizadas em horários distintos.

Entre os temas oferecidos estão “Democracia ao vivo: integração da cobertura das transmissões do Parlamento”, “Montagem de uma emissora de baixo custo: contratações e equipamentos”, “Inteligência Artificial” e “Programação de grade de TV legislativa na prática”.

Segundo a organização, além de atualizar os participantes sobre os projetos em andamento na Rede Legislativa, o encontro busca fortalecer a integração entre as casas legislativas parceiras, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de ações conjuntas para ampliar a eficiência das emissoras públicas legislativas.

Com informações da Agência Câmara

Tags: Rede Legislativa, Câmara dos Deputados, TV 3.0, Rádio Câmara, TV Senado, radiodifusão pública, emissoras legislativas

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro
  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2026 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.