Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 01 de Junho de 2010 @ 08:47

Antena 1 segue enfrentando problemas técnicos em Santa Catarina

Blumenau – Emissora teve seu alcance reduzido nos últimos meses

Publicidade

Conhecida pela ampla área de cobertura, a Antena 1 FM 96.5 de Blumenau não tem tido dias fáceis. A emissora afiliada da rede adulta paulista vem realizando uma série de manutenções técnicas em seu sistema irradiante, local situado em uma área de difícil acesso. A cobertura ficou reduzida no Norte Catarinense e Vale do Itajaí, situação relatada por vários ouvintes da estação.

A Antena 1 Blumenau é uma das emissoras mais abrangentes do Sul do país. Normalmente o seu sinal é captado no litoral do Paraná, Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Rio do Sul, Mafra, além de cidades próximas a capital catarinense e no interior paranaense. Geralmente o sinal é local em Joinville, Vale do Itajaí e arredores do município de Balneário Camboriu.

O sistema irradiante da estação está localizado no Morro Azul (em Timbó, cidade vizinha a Blumenau), local com cerca de 758 metros de altitude, situação que auxilia a propagação do sinal. A 96.5 FM é uma concessão de classe A1, ou seja, de potência relativamente alta (veja a classificação clicando aqui). Isso auxilia na força do sinal na região.

A altitude auxilia na propagação do sinal, porém dificulta qualquer operação técnica de manutenção ou reparo do sistema. Os últimos temporais e quedas constantes de energia elétrica influenciaram na queda da qualidade do sinal da estação. Até o fechamento dessa matéria (noite do dia 31 de maio), a cobertura da 96.5 em Joinville era precária sofrendo com interferências ocasionadas pela BandNews FM 96.3 de Curitiba.

Na rede de relacionamentos virtuais Orkut, vários ouvintes relatam as alterações na cobertura da Antena 1 em diferentes cidades. A rádio responde as mensagens deixadas pelos usuários, informando os procedimentos técnicos adotados para o restabelecimento da cobertura anterior. Boa parte dos ouvintes que comentam sobre o sinal estão em Joinville ou em Balneário Camboriú.

É importante salientar que a Antena 1 segue com um sinal local em Blumenau, sua principal área de atuação em audiência e comercial. Outras FMs que possuem sistemas semelhantes ao da 96.5 FM na região também sofrem ou já sofreram com quedas do sinal e diminuição na área de abrangência.

Veja a lista de FMs que atingem o a região de Joinville e o Vale do Itajaí.

Colaboração de Luiz Fernando


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.