Quarta-Feira, 23 de Junho de 2010 @ 09:12
São Paulo – Emissoras foram fechadas durante a realização de duas operações
Duas estações clandestinas foram fechadas durante essa semana em São Paulo. Foram realizadas duas operações distintas que atingiram essas duas FMs piratas. Em comum essas rádios operavam em 104.5 FM, atrapalhando de forma considerável os sinais das rádios Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes e da Dumont FM 104.3 de Jundiaí, ambas com cobertura na Grande São Paulo.
A primeira operação localizou a 104.5 FM que levava ao ar o nome de “Vitória FM” e possuía seu sistema irradiante no extremo da Zona Sul de São Paulo (local de difícil acesso). A rádio foi fechada na última segunda-feira, 21 de junho, e seu sistema de transmissão estava localizado na Rua Cocaia, travessa da Rua Alziro Pinheiro de Magalhães, em São Paulo. Já o estúdio ficava na Rua Olímpio Soares de Carvalho, também na capital paulista.
Ontem, 22 de junho, as autoridades competentes encerraram as transmissões de outra estação clandestina que operava em 104.5 FM. Tratava-se da rádio Missão FM, com estúdio e sistema irradiante localizados em Taboão da Serra, município da região metropolitana de São Paulo. A estação estava situada na Rua Palhoça, número 38.
As duas estações anulavam os sinais da Transcontinental FM 104.7 e da Dumont FM 104.3 em um raio de 3 a 5km a partir do ponto de transmissão de cada estação clandestina. A Transcontinental era a rádio mais prejudicada pela ação da pirataria, já que a estação de Mogi das Cruzes possui uma forte participação do mercado de rádio da Grande São Paulo, mantendo a 3ª colocação geral de audiência (dados do Instituto Ibope).
A Missão FM (Taboão da Serra), assim como a Vitória FM (São Paulo), irradiava uma programação voltada ao público religioso (evangélico).
As duas estações foram localizadas e fechadas pelas autoridades competentes que cuidam desses processos, além do parceiro do Tudo Rádio.com que executa trabalhos direcionados a esse assunto. Para saber mais entre em contato pelo e-mail [email protected].
Veja também a localização das duas estações clandestinas através do sistema Google Maps.
104.5 FM – Zona Sul de São Paulo – Clique aqui e veja o mapa
104.5 FM – Taboão da Serra – Clique aqui e veja o mapa
Fotos das estações clandestinas – Via Twitter @TudoRadio
Foto 01 – http://twitpic.com/1z5q48 – 104.5 Zona Sul SP
Foto 02 – http://twitpic.com/1z5qeo – 104.5 Zona Sul SP
Foto 03 – http://twitpic.com/1z5qwk – 104.5 Zona Sul SP
Foto 04 – http://twitpic.com/1z5rqo – 104.5 Taboão da Serra
Foto 05 – http://twitpic.com/1z5s81 – 104.5 Taboão da Serra
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.