Segunda-Feira, 28 de Junho de 2010 @ 11:02
Curitiba – Emissora apresenta melhoras em sua cobertura na capital paranaense
A Mundo Livre FM 93.9 de Curitiba apresentou uma novidade importante para o mercado de rádio da capital do Paraná. A estação melhorou de forma considerável a qualidade de seu áudio em FM, situação que também possibilitou um ganho na cobertura da estação. A emissora é uma rádio controlada pela RPC (Rede Paranaense de Comunicação).
Desde o inicio da semana passada a 93.9 FM melhorou o processamento de seu áudio. Essa alteração auxilia de forma considerável na cobertura da rádio na cidade, ou seja, evita possíveis áreas de sombra no sinal da Mundo Livre em Curitiba. A estação transmissora e a concessão da 93.9 FM são da capital paranaense, ou seja, a estrutura da Mundo Livre está próxima das áreas mais povoadas da cidade.
A queda na qualidade do áudio da Mundo Livre é uma situação constante. A rádio sofre desses “apagões” desde a época de Globo FM, rádio que antecedeu a atual estação no dial (e também era controlada pela RPC). A 93.9 FM operou com essa deficiência em sua qualidade de som nos últimos meses, situação que não impediu uma melhora nos seus índices gerais de audiência (dados do Instituto Ibope).
Hoje a Mundo Livre melhorou sua sintonia, já que um bom processamento de áudio pode auxiliar na propagação do sinal de uma determinada emissora. A rádio também utiliza o sistema RDS, assim como outras estações de Curitiba.
Clique aqui e ouça a Mundo Livre pelo Tudo Rádio.com
Veja também a lista de FMs de Curitiba. Clique aqui.
Sistema RDS? Saiba sobre.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.