Quinta-Feira, 22 de Julho de 2010 @ 10:38
Brasília – Emissoras contribuíram com o crescimento do mercado
Divulgado mais um ranking de audiência entre as rádios AMs de Brasília, um dos principais mercados radiofônicos do país. Novamente a medição constatou um crescimento do AM no Distrito Federal, situação possível devido ao crescimento de três emissoras em relação a ultima pesquisa de audiência. São elas: Jovem Pan AM, Nova Aliança e a líder geral Clube AM.
O total AM apresentou variação percentual positiva de 7% no período das 07h as 19h e de 2% na média diária (05h-05h). Este é o maior crescimento apresentado pelo horário rotativo desde fevereiro do ano passado. Os ganhos que mais contribuíram para este desempenho do mercado AM foram das rádios Jovem Pan, Nova Aliança e Clube, esta ultima não somente manteve a tendência de subida dos últimos meses, mas também alcançou a expressiva marca de 33% de audiência no mercado do Distrito Federal.
A Jovem Pan AM também apresentou uma variação positiva, observada também nos últimos meses na matriz da rede, a Jovem Pan AM 620 de São Paulo. No primeiro semestre de 2010 a rádio apresentou uma reação importante, fixando a quarta colocação geral no ranking AM mais disputado da América Latina. Nesse último resultado a Jovem Pan apresentou uma estabilidade após crescimentos consecutivos. Em Brasília a AM acompanhou a tendência de alta apresentada pela matriz nos últimos meses.
Brasília é uma das “cabeças” da rede Jovem Pan AM, participando das chamadas “emissoras próprias”. A emissora é anunciada em praticamente toda a programação da rede paulista, assim como as retransmissoras de São José do Rio Preto (SP) e Santos (SP). No Distrito Federal a estação mantém vantagem em relação a sua principal concorrente nacional, a Bandeirantes AM, rede que possui uma afiliada em Brasília que não é listada no ranking geral do Instituto Ibope (aparece somada com outras estações no item “outras”).
Já a situação da líder geral é ainda mais confortável em relação às pesquisas anteriores. A Clube AM melhorou sua média geral no período noturno, consolidando a liderança nessas faixas de horário. A estação também apresentou o terceiro crescimento consecutivo na populosa zona 5, que compreende Ceilândia e Samambaia (cidades satélites do Distrito Federal), elevando sua participação para 47%, o maior índice histórico da emissora.
Por fim, a escalada da Clube AM ao topo do ranking de share da emissora se deu de forma gradativa, sem apresentar queda nos últimos sete meses, tendo acumulado variação positiva de 114%.
Dados referentes à pesquisa do Instituto Ibope (Abril e Junho de 2010, Distrito Federal).
Clique aqui e veja a lista de rádios sintonizadas no Distrito Federal
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.