Quinta-Feira, 29 de Julho de 2010 @ 09:10
São Paulo – Emissora operava em Ferraz de Vasconcelos
Ser primeiro lugar geral em audiência não trás apenas benefícios à uma determinada rádio. É o caso da Tupi FM 104.1 de São Paulo, estação visada pela pirataria na capital e região metropolitana. Ter uma clandestina “engatada” na frequência de uma rádio conhecida e de grande audiência é uma maneira de propagar de forma mais rápida a existência dessa estação pirata na região onde opera. O parceiro do Tudo Rádio.com, escritório de advocacia especializado em Telecom, é quem esta auxiliando a Tupi FM em ter seu sinal local em toda a Grande São Paulo.
A equipe do escritório e autoridades competentes fecharam mais uma emissora clandestina que estava “engatada” na Tupi FM. Trata-se da extinta Exclusiva FM 103.9, instalada em Ferraz de Vasconcelos, cidade da Grande São Paulo. A operação aconteceu na última sexta-feira, dia 23 de julho, mobilizando as equipes do escritório e autoridades locais. A 103.9 FM anulava o sinal da Tupi FM em boa parte de Ferraz Vasconcelos, além de atrapalhar a rádio oficial em outros municípios.
A Exclusiva FM estava instalada em um local cuja altitude é superior a 815 metros, posição acima de boa parte da Grande São Paulo, além de estar a apenas 2,5km do centro de Ferraz de Vasconcelos (distância em linha reta). A 103.9 FM também atrapalhava a Tupi em várias áreas da populosa Zona Leste de São Paulo, já que a localização da clandestina é próxima da divisa entre Ferraz de Vasconcelos e a capital paulista. O sinal da Exclusiva também era captado em Itaquaquecetuba, outro município populoso da Grande São Paulo.
Além da Tupi, outras FMs de São Paulo são bastante “alvejadas” pelos radiodifusores piratas. O Tudo Rádio.com já noticiou trabalhos contra rádios que interferiam em estações como Transcontinental FM 104.7, 105 FM 105.1, Jovem Pan 2 FM 100.9, Transamérica Pop FM 100.1, Nativa FM 95.3, Alpha FM 101.7, Kiss FM 102.1, entre outras.
Confira as fotos e o local onde a rádio Exclusiva FM 103.9 estava instalada.
Mapa da região (via Google Maps): clique aqui.
Fotos via Twitter: http://twitter.com/TudoRadio
Foto 01 – http://twitpic.com/29ii8d
Foto 02 – http://twitpic.com/29iigg
Saiba mais sobre os trabalhos contra a pirataria executados pelo escritório parceiro do nosso portal. Entre em contato através do e-mail [email protected]
Veja também outras matérias publicadas sobre o assunto: clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.