Sábado, 07 de Agosto de 2010 @ 07:34
São Paulo – Uma das maiores favelas da capital paulista tem sua própria emissora
O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab inaugurou ontem a Rádio Comunitária Nova Paraisópolis FM 87.5. A nova emissora fica na sede da União dos Moradores de Paraisópolis, considerada a segunda maior favela de São Paulo, localizada no Morumbi, bairro nobre da Zona Sul da capital. Durante a inauguração, o prefeito de São Paulo foi sabatinado ao vivo por líderes comunitários que o questionaram sobre problemas como a falta de creches e de opções de lazer para a juventude.
O debate foi mediado pelo presidente da Associação dos Moradores de Paraisópolis, Gilson Rodrigues, que se emocionou ao ler o decreto legislativo do Senado Federal que permite a rádio comunitária funcionar na frequência 87.5. A rádio busca agora colaboradores em Paraisópolis para produzir os seus programas para cumprir uma determinação do estatuto das rádios comunitárias, que exige a produção de conteúdo pela própria comunidade.
Nesse fim de semana, pelo menos dois programas já vão ao ar. Um deles será sobre a Cultura Negra e será transmitido no domingo, mas o horário ainda não foi definido. O outro programa será com músicas românticas.
A intenção é transmitir também ao longo da programação uma série de spots informativos sobre os problemas que atingem a comunidade. Até o fim de agosto a rádio também será transmitida pela internet. A espera pela concessão do Ministério das Comunicações para funcionamento da emissora durou 11 anos.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.