O mercado de rádio AM de São Paulo está movimentado desde a primeira quinzena deste mês. O Instituto Ibope divulgou o resultado de audiência entre as emissoras de rádio AMs, com base no período entre os meses de junho a agosto deste ano. O grande destaque da pesquisa geral foi a diminuição da diferença entre as lideres no ranking.
A Rádio Globo AM 1100 sofreu mais uma redução considerável em seu índice de audiência, perdendo cerca de 8 mil ouvintes em sua média por minuto no filtro comercial. Essa situação, aliada a mais uma reação da Capital AM 1040, diminuiu a distancia entre as duas estações. A vantagem da Globo ainda é considerável, porém é a menor dos últimos anos.
As jornalísticas Bandeirantes AM 840 e Jovem Pan AM 620 sofreram variações negativas em seus índices. As duas reduções foram parecidas, constatando apenas uma tendência dessa amostragem. A situação não fez com que nenhuma das duas estações perdessem espaços e posições no ranking geral. A Bandeirantes segue em terceiro e a Jovem Pan aparece em quarto lugar.
A Record AM 1000 também sofreu uma redução em seu índice. A rádio não chega a ameaçar a Jovem Pan no ranking geral, porém também não sofre pressão de outras concorrentes na pesquisa. A Record assegura a quinta colocação geral em audiência. Em sexto está a popular Tupi AM 1150, rádio que obteve praticamente o mesmo número da pesquisa anterior.
No filtro comercial a Iguatemi AM 1370 já aparece em sétimo geral, mantendo o crescimento apresentado nos últimos meses. A diferença entre a Iguatemi e a Tupi (as duas rádios são controladas pela Rede Mundial) é pequena.
Análise com base na pesquisa geral do Instituto Ibope (junho a agosto de 2010) e publicação do site Bastidores do Rádio.
Clique aqui e veja a lista de rádios AMs de São Paulo e região metropolitana
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: