Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2010 @ 13:07
Brasília - Exigência de vínculo da interessada com uma instituição de ensino está entre as principais alterações
O Ministério das Comunicações publicou no dia 14 de outubro, no Diário Oficial da União, a portaria nº 950/2010, que estabelece novos procedimentos para a concessão de canais para a radiodifusão com fins educativos. A principal mudança introduzida por essa norma é a exigência da demonstração de vinculação entre a fundação e instituição de ensino, no caso de pedido de outorga ou renovação de outorga de radiodifusão educativa para fundação.
A portaria estabelece que além da documentação que atualmente é exigida pela legislação, também será solicitado junto à instituição requerente da concessão, o que recomenda o Ato Normativo nº 1/2007 da Câmara dos Deputados, e a Resolução nº3/2009 do Senado Federal. Segundo a portaria, a partir de agora, os pedidos poderão ser indeferidos e arquivados pelo MC, sempre que não estiverem devidamente instruídos e em casos de indisponibilidade de canal no Plano Básico de Distribuição de Canais, que é administrado pela Anatel.
Ana Patrícia Alescio, coordenadora de Outorgas e Consignações da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, explica que a nova portaria deverá nortear o trabalho dos analistas e agilizar a apreciação dos pedidos de outorgas para exploração de serviços nesta área. O novo processo deverá agilizar a análise dos processos, pois os esforços poderão concentrar-se naqueles que estejam com a documentação completa.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.