Rio de Janeiro ? Emissora é afetada por uma rádios pirata de Duque de Caxias
A pirataria no dial FM não é algo exclusivo de São Paulo. Ela está presente em várias regiões brasileiras, em cidades de diferentes tamanhos. Um dos problemas mais graves está no Rio de Janeiro, onde FMs legalizadas possuem grande dificuldade para atingir áreas da capital fluminense e municípios da região metropolitana. A CBN FM 92.5 do Rio está sem sintonia em Duque de Caxias, uma das mais populosas cidades do país.
Uma rádio clandestina de programação evangélica está anulando o sinal da CBN do Rio de Janeiro no centro de Duque de Caxias, cidade com mais de 800 mil habitantes (estimativas do IBGE 2009). Essa estação pirata irradia a sua programação em 92.3 FM, frequência vizinha ao canal ocupado pela CBN na capital fluminense. A interferência de sinal se entende a outros bairros do município, impedindo a sintonia da CBN em boa parte de Duque de Caxias.
Segundo informações locais, essa não é a primeira vez que uma rádio pirata ocupa um canal em FM próximo ao de uma emissora legalizada do Rio de Janeiro. Há pelo menos 5 anos, a extinta Cidade FM 102.9 ficou sem sintonia no centro de Duque de Caxias devido a presença de uma estação clandestina que transmitia através de um canal adjacente ao da 102.9 FM. No caso da CBN, a situação persiste há pelo menos dois meses.
Interferências ocasionadas por piratas em Duque de Caxias não é um problema exclusivo da CBN. As rádios Mix FM 102.1, Beat 98 FM 98.1 e BandNews FM 94.9 também sofrem com a presença de piratas. Em alguns pontos do centro da cidade não é possível captar as emissoras listadas acima, provando o grau critico de interferências de piratas no município.
Esse tipo de problema se estende a outros pontos da Grande Rio e bairros da capital. Algumas FMs cariocas chegam a sumir em algumas áreas do Rio de Janeiro, devido a interferências de emissoras clandestinas instaladas na Zona Oeste.
Colaboração direta de Marcel dos Santos
Clique aqui e veja a lista de FMs oficiais sintonizadas na Grande Rio
Serviço alivia a vida das emissoras legalizadas
Em São Paulo existe um serviço executado por um parceiro do Tudo Rádio que tem a finalidade de desocupar essas frequências utilizadas por emissoras piratas, liberando o sinal das rádios legalizadas. O serviço é realizado por um escritório de advocacia especializado em Telecom e já realizou operações no Rio de Janeiro, Campinas e no Sul do país. Para saber mais, basta entrar em contato pelo e-mail
[email protected]
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: