Quarta-Feira, 08 de Dezembro de 2010 @ 16:52
Curitiba – Proposta limita o raio de ação ao impedir que órgãos com intenções interventoras sejam criados no estado
Enquanto projetos de conselhos deliberativos de mídia surgem em todo o país sob o aval do Governo Federal, um deputado do estado do Paraná se antecipou ao eventual cerceamento da livre expressão da imprensa protagonizado por esses órgãos. A proposta do deputado estadual Ney Leprevost (PP/PR) não proíbe diretamente a criação de Conselhos de Comunicação Social, mas limita o raio de ação ao impedir que órgãos com intenções interventoras sejam criados no estado.
Temeroso de que tais Conselhos possam interferir no conteúdo da imprensa, Leprevost criou um projeto de parágrafo único. "Se você tem um Conselho que monitora a mídia, dificilmente você consegue ultrapassar as barreiras dele [do órgão]", disse o deputado em entrevista ao Portal IMPRENSA.
Para o parlamentar, a proposta dos Conselhos, oriunda das discussões da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, realizada no fim do ano passado, em Brasília (DF), é legítima enquanto trata da parte técnica dos meios de comunicação, sobretudo a respeito da melhoria e expansão da infraestrutura.
No entanto, segundo ele, o Governo esquece de debater a probabilidade de intervenção nociva à imprensa, por meio de punições e sanções diretas. "A Dilma tem dado entrevista dizendo que os Conselhos seriam para monitorar e regulamentar a parte técnica; e contra isso, a gente não tem nada."
O Projeto de Lei do deputado segue agora para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois será levado ao Plenário da Casa para votação em três turnos. A expectativa, segundo o deputado, é de que o projeto seja votado antes do fim do ano.
Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.