Sexta-Feira, 24 de Dezembro de 2010 @ 09:59
São Paulo – Colecionador pretende criar um Museu do Rádio
Que as emissoras de rádio atraem a curiosidade e alimentam a imaginação de muitas pessoas, todo mundo já sabe. Além dessa paixão, muitas pessoas também são atraídas pelos aparelhos receptores, principalmente os mais antigos.
Devido a isso, Maurício Marchini, 41 anos, morador de Mauá, na Grande São Paulo, coleciona cerca de 300 aparelhos de rádio em casa. A coleção do apaixonado tem aparelhos com cerca de 90 anos de uso. O colecionador tem a intenção de criar um Museu do Rádio, para expor os aparelhos que coleciona.
De acordo com Maurício, quase todos os aparelhos de sua coleção funcionam normalmente. O mais antigo foi fabricado em 1920. Entre os modelos que o colecionador possui estão os rádios de Galena ,que funcionam sem energia elétrica, e os rádios “capelinha”, aqueles que a maioria dos brasileiros tinham em suas casas na época da Rádio Nacional.
Em um vídeo publicado na Internet, é possível ver a variedade de aparelhos de Maurício coleciona. As relíquias estão acomodadas em um quarto de sua casa, até que consiga realizar o seu sonho. Para ver a matéria sobre o colecionador de rádios antigos, clique aqui.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.