Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2011 @ 13:07
São Paulo – Cientista é considerado o verdadeiro inventor do rádio
Se estivesse vivo, o cientista brasileiro Roberto Landell de Moura estaria completando 150 anos hoje. Para comemorar a data, os Correios lançaram hoje um selo comemorativo em Brasília, São Paulo e em Porto Alegre. O grupo denominado Movimento Landell de Moura – MLM, foi criado com o objetivo de buscar junto às autoridades brasileiras o reconhecimento oficial do padre-cientista gaúcho como inventor do rádio e precursor das telecomunicações.
Várias são as manifestações foram programadas para esta semana em homenagem aos 150 anos de Landell. Desde uma curiosa passeata virtual de radioamadores, de quem Landell é o patrono oficial, até seminários e caminhadas em Porto Alegre, sua terra natal. Muitos veículos também abriram espaço para o tema nos últimos dias, caso da FM Cultura FM 107.1 de Porto Alegre, em reportagem feita pela repórter Marilu Cabanãs, e da EBC, por iniciativa de sua presidente Tereza Cruvinel, da diretora de Jornalismo Nereide Beirão e da gerente-executiva de Jornalismo Flávia Rocha Mello.
Outras ações multiplicam-se em várias direções e os projetos em apoio à causa surgem a cada momento. Um deles, de iniciativa do professor Álvaro Buffarah, da Faap, deverá resultar num abaixo-assinado subscrito por todos os pesquisadores da cadeira de Radiojornalismo do País pleiteando o reconhecimento oficial de Landell de Moura junto ao Ministério da Educação e Presidência da República. A ele deverá se juntar o próprio abaixo-assinado do MLM, já com cerca de 3.500 assinaturas, de brasileiros de todas as partes com o mesmo propósito.
Com informações do site Jornalistas & Cia